Na balística terminal dos projéteis de arma de fogo de alta ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O erro da letra d é afirmar que resulta das ondas de choque. Na verdade, resulta das ondas de PRESSÃO.
Hoje, com o advento de novas técnicas utilizadas no aprimoramento das armas de fogo, com modificações significativas da velocidade inicial, da aceleração e do deslocamento do centro de gravidade do projétil, algumas alterações vão surgindo no seu resultado final.
Os projéteis disparados tanto pelos fuzis de guerra quanto pelos de caça alcançam velocidades muito altas e, por isso, são dotados de alta energia. Em termos numéricos, a velocidade dos projéteis de arma de fogo deve ser considerada baixa quando inferior a 300m/s, média daí até 600m/s, e alta acima desse limite.
A) a cavidade temporária independe do segmento atingido; ERRADO. A cavidade temporária é o resultado do alargamento da cavidade permanente sob a influência das ondas de pressão. Assim, suas características vão depender do tipo de tecido atingido. Há tecidos muito elásticos, como os dos pulmões, por exemplo, que absorvem bem a energia sem grandes roturas.
B) as cavidades permanentes independem do calibre do projétil; ERRADO. A cavidade permanente tem em média as dimensões transversais do projétil.
C) o maior diâmetro das lesões de saída tem direção aleatória; ERRADO. Dependendo se o projétil sair de lado ou pela base, o tamanho da lesão de saída vai variar.
D) a cavidade temporária resulta das ondas de choque por eles produzidas por serem supersônicos; ERRADO. A cavidade temporária é o resultado do alargamento da cavidade permanente sob a influência das ondas de pressão, e não de choque.
E) as lesões viscerais mais extensas resultam da formação de cavidades temporárias ao longo do trajeto. CORRETO. Pense que a formação da cavidade temporária é como se fosse a simulação da explosão do projétil no corpo.
Gabarito = alternativa E.
Fonte principal: Medicina Legal Texto e Atlas - 2ª edição - Hygino de C. Hércules
Mentoria Perícia e Polícia | www.mapaconcursos.com.br
Ondas de PRESSÃO !!!
Trajetória: a distância que o projetil percorre até à vitima.
Trajeto: o seguimento de distância do projetil já dentro do corpo da vitima.
e) . As lesões viscerais mais extensas resultam da formação de cavidades temporárias ao longo do trajeto.
Correta. Em projéteis de alta energia, a cavidade temporária se forma devido à pressão e à energia liberada ao longo do trajeto no tecido, causando um efeito expansivo que pode resultar em lesões mais extensas, especialmente em órgãos internos. Essa cavidade temporária aumenta o dano nas estruturas viscerais, fazendo com que a lesão seja mais grave do que a simples perfuração.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo