A Psicologia Grupal é resultante de contribuições advindas ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A. Vamos entender o porquê e analisar cada alternativa em detalhe.
A. Elliot Jacques, psicanalista, estudou as organizações institucionais, enfatizou em seus estudos subjacentes fantasias inconscientes e jogos de identificações projetivas e introjetivas entre os membros das instituições.
Comentário: Essa alternativa está correta. Elliot Jacques é realmente conhecido por suas contribuições ao estudo das organizações institucionais sob a perspectiva psicanalítica. Ele explorou como as fantasias inconscientes e os mecanismos de identificação, tanto projetivos quanto introjetivos, influenciam o comportamento dos membros dessas instituições. Seus estudos são fundamentais para compreender a dinâmica dos grupos dentro dessas organizações.
B. Deve-se a Maxwell Jones a criação da Comunicação-interacional direcionada a patologia da comunicação verbal e não verbal.
Comentário: Esta alternativa está incorreta. Maxwell Jones é mais conhecido por seu trabalho com a criação e desenvolvimento das Comunidades Terapêuticas, que são ambientes de tratamento para pacientes psiquiátricos baseados na autogestão e na responsabilidade compartilhada. Ele não é associado especificamente à criação da Comunicação-interacional conforme descrito na questão.
C. A inauguração da prática grupoterapêutica deve-se a Pratt, um enfermeiro suíço que, em 1915, criou em uma enfermaria o método de “classes coletivas”.
Comentário: Esta alternativa também está incorreta. A prática grupoterapêutica é, de fato, atribuída a Joseph Pratt, mas ele não era suíço, e sim americano. Pratt, que era médico e não enfermeiro, introduziu o método de “classes coletivas” em 1905, e não em 1915, para pacientes com tuberculose. Essa prática é considerada uma das primeiras formas de terapia de grupo.
D. Os grupos comunitários foram criados devido aos trabalhos de D. Liberman, que criou uma importante comunidade terapêutica no Northfiel Hospital.
Comentário: Esta alternativa está incorreta. Quem é reconhecido pela criação de uma importante comunidade terapêutica no Northfield Hospital é Maxwell Jones, e não D. Liberman. Dessa forma, a informação na questão está incorreta, pois atribui erroneamente a criação de grupos comunitários a D. Liberman.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resumo:
uma série de estudiosos vem construindo formulações e práticas que amparam muitos trabalhos atualmente desenvolvidos com grupos, que se baseiam em várias vertentes. Dentre elas, pode-se destacar: a psicodramática (Jacob Moreno), a gestáltica (Kurt Lewin), a filosófica (J. P. Satre), a operativa (Pichón-Riviére), a institucional (Elliot Jacques), a comunitária (Maxwell Jones), a comunicacional (D. Liberman), a sistêmica (Ludwig Bertalanffi), a cognitivo-comportamentalista (Aaron T. Beck), a psicanalítica (Freud, Foulkes, Bion, Anzier, Kaes), entre muitas outras.
Fonte: https://books.google.com.br/books?id=rzJJgxzNdtwC&pg=PA71&lpg=PA71&dq=D.+Lieberman+grupo+comunicacional&source=bl&ots=3CJwsr7FAi&sig=EtQqA2gcpftQDMMS2OsFlYQjd3Q&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwj-87uI-_TeAhXFjZAKHR-9BWAQ6AEwAHoECAgQAQ#v=onepage&q=D.%20Lieberman%20grupo%20comunicacional&f=false
Elliot Jacques, psicanalista, estudou as organizações institucionais, enfatizou em seus estudos subjacentes fantasias inconscientes e jogos de identificações projetivas e introjetivas entre os membros das instituições. (GABARITO)
Maxwell Jones (Comunitária)
É creditado a Maxwell Jones o desenvolvimento do modelo inovador de tratamento psiquiátrico que substituiu o antigo conjunto de normas rígidas e eletrochoques por psicodramas, discussões sociais, filmes educacionais e opiniões sobre a vida em comunidade. Jones acreditava que assim criava o ambiente terapêutico ideal para beneficiar a recuperação do indivíduo, despertando um processo contínuo de reinserção e reeducação sociais.
Pratt
A literatura proveniente dos Estados Unidos da América do Norte (EUA) atribui a Joseph H. Pratt a criação da psicoterapia de grupo. Pratt trabalhava como clínico geral, no Ambulatório do Massachussetts General Hospital (Boston). Em julho de 1905 iniciou programa de assistência a doentes de tuberculose, incapazes de arcar com os custos de internação. Reunia-os uma vez por semana, em grupos de 15 a 20 membros, no máximo 25, para que fosse possível estabelecer maior contato com os pacientes. Além dos cuidados clínicos, orientava-os a adotar atitudes positivas em relação às suas condições, enfatizando a necessidade de manter a confiança e a esperança. O reconhecimento de que não eram os únicos a sofrer, aparentemente, contribuía para certa sensação de melhora.
Pratt começou seus grupos com o propósito educacional de ensinar aos pacientes a melhor maneira de cuidar de si próprios e da doença. Descrevia sua abordagem como um método baseado em estratégia de persuasão e reeducação emocional. Adotava técnicas denominadas, posteriormente, comportamentais, como o emprego de diário para anotação de detalhes do dia-a-dia e tarefas a serem realizadas em casa.
D. Liberman (Comunicacional-interacioal)
Deve-se a D. Liberman a criação da Comunicação-interacional direcionada a patologia da comunicação verbal e não verbal.
esta é uma questão que não exige o conhecimento que nela está descrito, mas o conhecimento de grupos e o raciocínio lógico para perceber que as alternativas b, c, d e e são erradas.
Zimerman (1993) listou 12 vertentes históricas das Grupoterapias. Aquelas citadas na questão:
Vertente Empirista (fruto da intuição e experimentação) - J. Pratt foi um médico tisiologista (trabalhou com pacientes tuberculosos, doença de alta incidência e mortalidade na época).
Vertente Institucional - Elliot Jacques foi um psicanalista inglês de formação kleiniana. Ele concebe as instituições da mesma forma que os sistemas sociais, se estruturam como defesas contra ansiedades persecutórias e depressivas. Jacques enfatiza as subjacentes fantasias inconsciente, bem como o jogo das identificações projetivas e introjetivas entre os membros das instituições e que são responsáveis pela distribuição de papeis e posições. Partindo desse enfoque, e de novos referenciais teóricos de outros autores, a moderna psicologia organizacional vem adquirindo uma sólida ideologia específica e uma crescente aceitação. RESPOSTA - ITEM A
Vertente dos Grupos Comunitários - criada por Maxwell Jones, acreditava que o aproveitamento de todo o potencial terapêutico (ambientoterapia) que emana dos diferentes grupos que estão presentes no ambiente de uma instituição assistencial — um hospital psiquiátrico, por exemplo — e que totalizam o que ele denominou de "comunidade terapêutica”.
Vertente Comunicacional-interacional - Esta vertente tem se tornado cada vez mais popular entre todos os interessados em grupos. Muitos são estudiosos que tem esclarecido a semiótica, a sintaxe e a semântica da normalidade e da patologia na comunicação, tanto verbal quanto não-verbal. É justo destacar os trabalhos de D. Liberman, psicanalista argentino, nos quais eles estudos os diferentes tipos linguísticos presentes nas inter-relações humana.
Admito ter acertado na "lógica" ou muitos vão dizer "chute bem dado" referente ao termo psicanálise no enunciado e psicanalista na resposta correta!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo