A Assembleia Geral da ONU, em 1960, adotou a Declaração sobr...
A Assembleia Geral da ONU, em 1960, adotou a Declaração sobre a Descolonização, em que diz:
Convencida de que todos os povos têm o direito inalienável à liberdade absoluta, ao exercício de sua soberania e à integridade de seu território nacional, proclama solenemente a necessidade de pôr fim rápido e incondicional ao colonialismo em todas as suas formas e manifestações;
Declara que:
1. A sujeição dos povos a uma subjugação, dominação e exploração constitui uma negação dos direitos humanos fundamentais, é contrária à Carta das Nações Unidas e compromete a causa da paz e da cooperação mundial;
2. Todos os povos têm o direito de livre determinação; em virtude desse direito, determinam livremente sua condição política e perseguem livremente seu desenvolvimento econômico, social e cultural. Apesar dos esforços da ONU, o processo de independência de Angola foi complexo e tardio. A respeito dessa realidade, analise as afirmações a seguir:
I-A estrutura do governo salazarista de Portugal dificultou a adoção de um sistema gradualista por não estar disposto a ceder à negociação com os movimentos pró-independência.
II-Apesar da intensificação dos nacionalismos africanos, Angola esteve à parte desses movimentos até a queda do salazarismo.
III-A existência de movimentos independentistas distintos ideologicamente dificultou a formação de uma frente unida contra o colonialismo português.
É correto o que se afirma em: