A história da relação médico x paciente teve no período hip...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2299790 Medicina
A história da relação médico x paciente teve no período hipocrático a autoridade e o saber do médico como o centro desta relação. Hoje, o paciente e sua necessidade premente de recuperar a saúde, sua autonomia e bem-estar, são o fundamento essencial da prática clínica. Sobre o tema, analise os itens abaixo:

I- O paciente de hoje, consciente dos fundamentos civilizadores da dignidade e dos direitos humanos, exercitando princípios de autonomia e justiça, anseia por participar ativamente, junto a seu médico, na programação dos cuidados à sua saúde.

II- O paciente descobriu-se dono do seu corpo e do seu destino e quer participar ativamente das tomadas de decisões acerca do seu tratamento, embora isso ainda não seja possível e viável.

III- Ao lado disso, com a internet, o paciente, pela primeira vez na história humana, passou a ter acesso ao conhecimento médico. Antes, este saber era monopólio dos profissionais de saúde. Agora, democraticamente, todos têm possibilidade de acessar informações técnicas detalhadas sobre as possíveis razões do seu adoecimento e as possibilidades de tratamento.

IV- É o novo cenário da prática clínica a se desenhar neste século. É o tempo das decisões compartilhadas: médicos e pacientes tomam decisões juntos com base nas melhores evidências disponíveis. Em parceria com seu médico, pacientes são encorajados a considerar as opções diagnósticas ou terapêuticas disponíveis para o seu caso, quais os benefícios, riscos potenciais e custos.

Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a C, pois o item II está incorreto ao afirmar que o paciente ainda não pode participar ativamente das tomadas de decisões acerca de seu tratamento. Na verdade, as práticas modernas da medicina, como a medicina participativa e a tomada de decisão compartilhada, incentivam e possibilitam a participação ativa do paciente nas decisões sobre seu próprio cuidado de saúde. Esta abordagem reconhece os direitos dos pacientes de tomar decisões informadas sobre seu próprio corpo e tratamentos, valorizando a autonomia do paciente e seu direito de consentir ou recusar terapias propostas após estar devidamente informado sobre as opções disponíveis. Os demais itens (I, III e IV) descrevem corretamente a evolução da relação médico-paciente, a crescente autonomia dos pacientes e o acesso à informação médica incentivado pelo advento da internet, além de uma nova dinâmica de decisões compartilhadas baseadas em evidências. Esses conceitos estão alinhados com os princípios contemporâneos de ética médica e práticas clínicas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo