Antagonista do receptor do leucotrieno, ligam-se aos recept...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é o uso de antagonistas do receptor de leucotrieno no tratamento da asma. Esses fármacos são importantes no manejo da asma, pois ajudam a reduzir a inflamação e a constrição das vias aéreas. Para resolver a questão, é necessário ter conhecimento sobre os diferentes tipos de medicamentos usados na asma e suas classes farmacológicas.
A alternativa correta é: A - Montelucaste de sódio.
Justificativa:
Montelucaste de sódio é um antagonista do receptor de leucotrieno, especificamente do receptor CysLT1. Ele é usado no tratamento da asma, onde atua bloqueando a ação dos leucotrienos, substâncias que promovem a inflamação, broncoconstrição e aumento da secreção de muco nas vias aéreas.
Análise das alternativas incorretas:
B - Metilxantina: As metilxantinas, como a teofilina, são broncodilatadores que agem aumentando os níveis de AMP cíclico, mas não são antagonistas dos receptores de leucotrieno. Portanto, esta opção está incorreta.
C - Tiotrópio: O tiotrópio é um anticolinérgico de longa duração usado principalmente no tratamento da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), e não tem ação nos receptores de leucotrieno, tornando essa alternativa incorreta.
D - Aminofilina: A aminofilina, semelhante às metilxantinas, é um broncodilatador que também não interfere nos receptores de leucotrieno. Logo, não é a resposta correta para esta questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo