No trecho “No contexto brasileiro atual, o acesso a essa fo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2043303 Português
CINEMA PARA TODOS

Na obra “A Invenção de Hugo Cabret”, é narrada a relação entre um dos pais do cinema, Georges Mélies, e um menino órfão, Hugo Cabret. A ficção, inspirada na realidade do começo do século XX, tem como um de seus pontos centrais o lazer proporcionado pelo cinema, que encanta o garoto. No contexto brasileiro atual, o acesso a essa forma de arte não é democratizado, o que prejudica a disponibilidade de formas de lazer à população. Esse problema advém da centralização das salas exibidoras em zonas metropolitanas e do alto custo das sessões para as classes de menor renda.

Primeiramente, o direito ao lazer está assegurado na Constituição de 1988, mas o cinema, como meio de garantir isso, não tem penetração em todo território brasileiro. O crescimento urbano no século XX atraiu as salas de cinema para as grandes cidades, centralizando progressivamente a exibição de filmes. Como indicativo desse processo, há menos salas hoje do que em 1975, de acordo com a Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Ademais, o problema existe também em locais onde há salas de cinema, uma vez que o custo das sessões é inacessível às classes de renda baixa. Isso se deve ao fato de o mercado ser dominado por poucas empresas exibidoras. Conforme teorizou inicialmente o pensador inglês Adam Smith, o preço decorre da concorrência: a competitividade força a redução dos preços, enquanto os oligopólios favorecem seu aumento. Nesse sentido, a baixa concorrência dificulta o amplo acesso ao cinema no Brasil.

Portanto, a democratização do cinema depende da disseminação e do jogo de mercado. Para levar os filmes a zonas periféricas, as prefeituras dessas regiões devem promover a interiorização dos cinemas, por meio de investimentos no lazer e incentivos fiscais.

Além disso, visando reduzir o custo das sessões, cabe ao Ministério da Fazenda ampliar a concorrência entre as empresas exibidoras, o que pode ser feito pela regulamentação e fiscalização das relações entre elas, atraindo novas empresas para o Brasil. Isso impediria a formação de oligopólios, consequentemente aumentando a concorrência. (...)

Autor: GABRIEL MERLI. Adaptado
No trecho “No contexto brasileiro atual, o acesso a essa forma de arte não é democratizado...”, a vírgula foi empregada para:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é A - separar o adjunto adverbial deslocado.

Vamos entender o porquê dessa escolha. A questão aborda um trecho onde a vírgula foi utilizada, e pede para identificar a sua função. O trecho em questão é: “No contexto brasileiro atual, o acesso a essa forma de arte não é democratizado...”

No português, uma das funções da vírgula é separar o adjunto adverbial deslocado. O adjunto adverbial “No contexto brasileiro atual” foi antecipado na frase, ou seja, deslocado de sua posição habitual, que seria ao final da oração. Colocando-o no início, usamos a vírgula para demarcar essa mudança.

Vamos analisar agora as outras alternativas, para entender por que estão incorretas:

B - isolar o vocativo: O vocativo é utilizado para chamar ou invocar um interlocutor e geralmente aparece entre vírgulas. Exemplo: "Maria, venha aqui." Não há vocativo no trecho analisado.

C - separar expressões que indiquem explicação intercaladas na oração: Essas expressões são chamadas de explicações ou orações explicativas, geralmente introduzidas por "isto é", "ou seja", entre outras. No trecho dado, não há uma expressão que explique ou detalhe algo intercalado na oração.

D - separar orações coordenadas: As orações coordenadas são aquelas que, dentro do período composto, têm independência sintática. Elas são geralmente ligadas por conjunções coordenativas e podem ser separadas por vírgulas. O trecho não apresenta duas orações coordenadas.

E - isolar o aposto explicativo: O aposto explicativo fornece uma explicação adicional sobre um termo citado e é geralmente isolado por vírgulas. Exemplo: "João, o médico, entrou na sala." No trecho, não há um aposto explicativo.

Assim, ficou claro que a alternativa A é a correta, pois a vírgula foi empregada para separar o adjunto adverbial deslocado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

caramba, tenho que tirar tempo depois pra ver a diferença de adjunto adverbial deslocado pra aposto pq sempre erro.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo