No texto do Art. 123 do Código Penal brasileiro (infanticídi...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B: "as condições hormonais e a dor do parto modificam a compreensão da mãe com relação ao crime".
Vamos explorar o que isso significa e entender melhor o contexto:
No Art. 123 do Código Penal brasileiro, o crime de infanticídio é definido como o ato de a mãe matar o próprio filho durante o parto ou logo após, sob influência do estado puerperal. Esse estado puerperal é caracterizado por mudanças físicas e psicológicas intensas que ocorrem no corpo da mulher após o parto. Estas mudanças incluem alterações hormonais e a dor do parto, que podem afetar o estado emocional e a compreensão da mãe em relação aos seus atos.
Justificativa da Alternativa Correta (B): A resposta correta afirma que as condições hormonais e a dor do parto alteram a compreensão da mãe em relação ao crime. Isso está de acordo com a definição de estado puerperal, que realmente implica em uma modificação significativa no estado mental da mãe, potencialmente afetando seu julgamento e comportamento.
Agora, vejamos as alternativas incorretas:
A - "a mãe está na vigência de um surto psicótico no momento do crime": Incorreta porque o estado puerperal não necessariamente implica em um surto psicótico. Embora possa haver alterações psicológicas, elas não são equivalentes a um surto psicótico.
C - "o estado puerperal representa um fator de exclusão da ilicitude do fato": Incorreta porque o estado puerperal não exclui a ilicitude do ato. Ele pode ser considerado uma atenuante, reduzindo a pena, mas não exclui a responsabilidade criminal.
D - "a capacidade de entendimento da mãe está diminuída pelo sentimento de desonra relativo à gestação": Incorreta porque o estado puerperal refere-se às alterações físicas e psicológicas após o parto, não especificamente ao sentimento de desonra pela gestação.
E - "a pena é reduzida quando comparada à prevista para o homicídio porque há perda da autodeterminação da mãe": Incorreta parcialmente. Embora a pena seja realmente reduzida, o motivo principal é a influência das mudanças hormonais e físicas, e não simplesmente uma perda de autodeterminação.
Em resumo, a alternativa B é a mais precisa, pois destaca como as condições hormonais e a dor do parto afetam a compreensão da mãe, o que está em consonância com a definição legal de infanticídio.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ESTADO PUERPERAL: É o período que envolve a parturiente durante e após (em torno de 45 dias, em média) a expulsão da criança do ventre materno. Neste momento, há intensas alterações psíquicas e físicas, que chegam a "transformar" a mãe, deixando-a sem plenas condições de entender o que está fazendo.
A alternativa E também não poderia estar correta? Afinal, o infanticídio nada mais é que uma forma privilegiada do crime de homicídio. A mãe, sob tais condições, tem reduzida a capacidade de autodeterminação sobre os atos que pratica. Tanto assim que, a lei brasileira não adotou o critério psicológico, mas sim o critério fisiopsicológico na avaliação do crime, levando em conta o desequilíbrio oriundo do processo do parto.
Talvez o que pegou na questão foi dizer que "há a perda...."?! Em vez de "redução". Porque com a perda da autodeterminação, ela seria agente inimputável. Talvez seja isso.
GABA: B) as condições hormonais e a dor do parto modificam a compreensão da mãe com relação ao crime;
Para a ML o estado puerperal é uma espécie de ficção jurídica, que envolve aspectos biológicos e psicológicos. Não é doença reconhecida para medicina. Se fosse reconhecida seria tratado pelo art. 26 do CP como inimputável.
qual o erro da letra A?
Importante lembrar que PUERPÉRIO (conceito médico) é diferente de ESTADO PUERPERAL (ficção jurídica). Puerpério começa com a dequitação (expulsão da placenta) até o retorno da mulher à fisiologia normal que pode durar de 6 a 8 semanas. Estado puerperal é uma ficção que envolve aspectos biológicos e psicológicos.
Para ser caracterizado como infanticídio o crime deve ocorrer logo após o parto (mais ou menos antes de feitos os primeiros cuidados com o recém-nascido).
A infanticida não é considerada inimputável!
fonte: Material medicina legal - Luciana Gazolla (Supremo)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo