No quarto parágrafo, Rodolfo declara que, além de ser fã do...
Leia a crônica de Marcos Rey para responder à questão.
Salas de espera
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (23)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Assertiva B
Serei o primeiro a comprá-lo para eu ler suas novas crônicas
-> “eu” deve ser usado sempre com a função de sujeito da frase. Sendo assim, o pronome indica quem realizará as ações – ele vai aparecer na frase de forma ativa.
-> Já o pronome mim é classificado como pronome pessoal oblíquo. Ele deve aparecer na frase com a função de objeto indireto no complemento. "mim "= não realiza a ação, ele aparece na forma passiva e geralmente no final de frases.
GABARITO: B
Vamos lá, pessoal. Não custá lembrar:
➥ Dica: Observe a TRANSITIVIDADE VERBAL!!
Para o verbos transitivos diretos:
- O verbo terminou em R, S ou Z? → Tire o R, S, Z e coloque LO/LA → Vender a casa → Vendê-la
- O verbo terminou em ÃO, ÕE ou M? → Adicione o NO/NA → Venderam a casa → Venderam-na.
Para o verbos transitivos indiretos:
- Adicione o lhe → "Responderam ao pastor que queriam (...)" (responderam A alguém) → "Responderam-lhe (referência ao pastor) que queriam".
Lembre-se de ver se não há atrativo antes, viu? rsrs
Olhando as alternativas:
a) Serei o primeiro a comprá-lo para mim ler suas novas crônicas. → Errado. Pessoal, os pronomes oblíquos não podem desempenhar a função de sujeito em uma frase. Eles são complementos. Como assim? Veja que o "mim" ocupa uma função de sujeito na frase: Eu comprarei o livro para quem ler as novas crônicas? Eu. Eu comprarei o livro para que eu leia as crônicas. O correto, então, não é o uso do mim, e sim de um pronome do caso reto (eu, no caso).
➥ O correto é: "Serei o primeiro a comprá-lo para EU ler suas novas crônicas."
b) Serei o primeiro a comprá-lo para eu ler suas novas crônicas. → Correto. Veja que o verbo compraR termina em R. Como o verbo é transitivo direto (quem compra, compra algo), vamos à primeira regrinha: Como a gente quer concordar o verbo com livro, que está no singular, utilizamos lo. Ah! Não vá se esqueça de cortar o R quando adicionar o LO, viu? rsrs.
➥ Comprar o livro → Comprar - lo → Comprá-lo
c) Serei o primeiro a comprá-los para eu ler suas novas crônicas. → Errado. O erro aqui é a concordância. Se a gente quer se referir ao livro, o correto é lo, não los.
d) Serei o primeiro a comprar ele ( 1 ) para mim ( 2 ) ler suas novas crônicas. → Errado.
1- Outra pegadinha da VUNESP que já caiu na grande maioria das provas que ela aplicou neste ano: Os pronomes retos (eu, tu, ela...) não podem ser objetos diretos de um verbo. Por isso está errado quando a gente ouve por aí frequentemente:
- "Cadê o meu guarda-chuva? Você pegou ele?" ou
- "Cadê a fruta que estava aqui? Você comeu ela?".
➥ Veja que os verbos que coloquei são transitivos diretos (quem pega, pega alguma coisa e quem come, come algo). Como são transitivos diretos, não aceitam pronomes oblíquos retos (eu, tu, ele...) como objetos diretos, beleza? Qual o correto, então? Nos exemplos, seria "você o pegou?" ou "você a comeu?". Na questão, deveríamos usar o "lo" para concordar com o livro, como está escrito na B.
2- Leia a justificativa da A.
e) Serei o primeiro a comprar eles para eu ler suas novas crônicas. → Errado. Lembrou o que eu disse? Pronomes retos não podem ser objetos diretos.
➥ Vídeo rápido do Pestana explicando este ponto se você tiver dúvida: youtube.com/watch?v=Ba6-IizFh1A (Beija eu...)
➥ Outra no mesmo estilo: Q1753153 (VUNESP/CODEN-SP/Advogado/2021).
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
1) Comprá-lo → a personagem comprará um único livro, consoante consta no enunciado a menção de apenas uma obra. Sendo assim, o objeto direto do verbo "comprar" é um substantivo masculino no singular (livro) e pode ser trocado corretamente pelo pronome "o", uma vez que, salvo excepcional previsão, os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós) jamais desempenham a função de complemento verbal;
2) Para eu ler suas novas crônicas → o sujeito do verbo "ler" não pode ser um pronome oblíquo tônico do tipo "mim". A função de sujeito, via de regra, cabe aos pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles). Assim sendo, diz-se "para eu ler".
Com isso, você acerta a questão.
Letra B
Pão, pão, queijo, queijo.
Sei que não vem ao caso, porém o texto é engraçado kkk
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo