É no proventrículo que ocorre a adição de maior quantidade d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q71291 Veterinária
O frango moderno é hiperfágico, ou seja, alimenta-se durante
todo o tempo e, em função do seu melhoramento genético, é
capaz de apresentar um incremento de conversão alimentar de
pelo menos dois centésimos de pontos, a cada ano. Em relação à
anatomia, fisiologia e patologia de frangos, julgue os itens a
seguir.
É no proventrículo que ocorre a adição de maior quantidade de pepsina e ácido clorídrico ao alimento que foi deglutido.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa C está correta.

Para entender o porquê, vamos explorar algumas características da anatomia e fisiologia dos frangos. No sistema digestivo das aves, o alimento passa por várias etapas até ser completamente digerido e absorvido. Uma das principais partes desse processo ocorre no proventrículo, que é uma estrutura similar ao estômago glandular encontrado em outros animais.

O proventrículo está localizado entre o esôfago e a moela e desempenha um papel crucial na digestão inicial do alimento. É aqui que ocorre a adição de enzimas digestivas importantes, como a pepsina, além do ácido clorídrico. Essas substâncias são essenciais para iniciar a quebra das proteínas presentes no alimento, facilitando a digestão subsequente na moela e o restante do trato digestivo.

A questão aborda diretamente esse ponto, afirmando corretamente que é no proventrículo que há uma adição significativa de pepsina e ácido clorídrico ao alimento deglutido. Essa informação está de acordo com os conhecimentos básicos de anatomia e fisiologia das aves, confirmando que a alternativa correta é C.

Ao considerar as alternativas, C (certo) é a única que reflete com precisão a função do proventrículo. Se houvesse uma alternativa indicando que essa função ocorre em outra parte do trato digestivo, como a moela, ela estaria errada, pois a principal função da moela é triturar fisicamente o alimento, não secretar enzimas digestivas.

É fundamental compreender essas diferenças anatômicas e funcionais para responder corretamente a questões sobre a digestão em aves, especialmente em um contexto de melhoramento genético e eficiência alimentar, como mencionado na introdução da questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Tirado do comentário do colega iranvet, na Q71290 : "de acordo com o prof. Newton da Cruz Rocha (fisiologia vet. UFF), Proventrículo – O proventrículo é o estômago verdadeiro das aves e corresponde ao estômago dos carnívoros. É controlado pelo nervo vago e secreta o HCl, a pepsina, a gastrina (pouco conhecida sua função nas aves) e o muco nas aves".

O proventrículo ou estômago verdadeiro possui glândulas mucosas simples que secretam muco espesso, e as glândulas compostas que secretam muco, ácido clorídrico e pepsinogênio.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo