Considere as afirmativas abaixo, com base no texto.1. Em “No...
O livro é mais ponderado do que a opinião de muita gente. Tento explicar as principais questões do clima, que é o principal problema, com certeza, mas também abordo aspectos da biodiversidade e do excesso de nitrogênio nos oceanos.
1. Em “No fundo, há três posições que vemos na literatura” (2ª resposta) e “Hoje, existe um consenso […]” (4ª resposta), as formas verbais sublinhadas podem ser substituídas entre si, sem prejuízo de significado e sem desvio da norma culta da língua escrita. 2. Em “A ciência não permite que se afirme que estamos no caminho do precipício […]” (3ª resposta), o pronome “se” pode ser posposto ao verbo (afirme-se), sem desvio da norma culta da língua escrita. 3. O sinal de dois-pontos (4ª e 5ª resposta) é usado com a mesma função nas duas ocorrências: introduz um detalhamento ou esclarecimento acerca de um termo mencionado antes. 4. Em “O otimista acredita que as pessoas bem-informadas vão começar a cuidar do planeta […]” (2ª resposta), os dois termos sublinhados funcionam como sujeito. 5. As palavras “nitrogênio”, “consciência”, “séria”, “precipício” e “necessárias” seguem a mesma regra de acentuação gráfica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (18)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra E: São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
Tema central da questão: A questão aborda a compreensão de aspectos gramaticais relacionados à língua portuguesa, como substituição de formas verbais, uso do pronome "se", funções do sinal de dois-pontos, identificação de sujeitos e regras de acentuação gráfica. Para resolvê-la, é necessário entender normas da língua culta e suas aplicações.
Justificativa para a alternativa correta:
Afirmativa 3: O sinal de dois-pontos é utilizado nas duas ocorrências para introduzir um detalhamento ou esclarecimento de algo mencionado anteriormente. Este uso é comum para explicar ou especificar melhor uma ideia previamente introduzida.
Afirmativa 4: Na frase “O otimista acredita que as pessoas bem-informadas vão começar a cuidar do planeta”, os termos sublinhados funcionam como sujeitos. "O otimista" é o sujeito simples do verbo "acredita", e "as pessoas bem-informadas" é o sujeito do verbo "vão começar".
Afirmativa 5: As palavras listadas (nitrogênio, consciência, séria, precipício e necessárias) seguem a mesma regra de acentuação gráfica, que é a de palavras proparoxítonas. Todas elas têm a sílaba tônica na antepenúltima sílaba, o que justifica o uso do acento gráfico.
Por que as alternativas incorretas estão erradas:
Afirmativa 1: Não é correto substituir indiscriminadamente as formas verbais "há" e "existe". "Há" é usado para indicar existência ou tempo passado (há três anos), enquanto "existe" é usado para indicar a presença ou existência de algo. Neste contexto, as substituições alterariam o significado esperado.
Afirmativa 2: O pronome "se" não pode ser posposto ao verbo "afirme" na frase “A ciência não permite que se afirme que estamos no caminho do precipício”. Aqui, o uso do "se" é reflexivo passivo, comum em construções que precisam respeitar a ordem verbal estabelecida pela norma culta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA E
1. Em ?No fundo, há três posições que vemos na literatura? (2ª resposta) e ?Hoje, existe um consenso [?]? (4ª resposta), as formas verbais sublinhadas podem ser substituídas entre si, sem prejuízo de significado e sem desvio da norma culta da língua escrita. ? incorreto, pois o verbo "existir" teria que ser flexionado para concordar com o sujeito posposto a ele (três posições EXISTEM).
2. Em ?A ciência não permite que se afirme que estamos no caminho do precipício [?]? (3ª resposta), o pronome ?se? pode ser posposto ao verbo (afirme-se), sem desvio da norma culta da língua escrita. ? incorreto, temos a conjunção integrante "que" sendo fator de próclise (atrativo do pronome); logo a ênclise não pode ocorrer nesse caso.
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
As palavras “nitrogênio”, “consciência”, “séria”, “precipício” e “necessárias” seguem a mesma regra de acentuação gráfica.
PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO CRESCENTE
De acordo com o novo acordo estas palavras não são mais paroxítonas e sim PROPAROXÍTONAS, desta forma aplica-se a regra das proparoxítonas, ou seja, todas devem ser acentuadas.
ni-tro-gê-ni-o
cons-ci-ên-ci-a
sé-ri-a
pre-ci-pí-ci-o
ne-ces-sá-ri-as
Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/letras-portugues/acentuacao-grafica-proparoxitonas-paroxitonas-oxitonas-e-hiatos
Profa Isabel Vega
(a professora fala sobre isso no minuto 24, assistam!)
Uma explicação por que a 4 está certa.
"O otimista acredita que as pessoas bem-informadas vão começar a cuidar do planeta", Ju Vas, o termo "as pessoas bem informadas" é sujeito da segunda oração. Primeira oração contém o verbo "acredita" e a segunda contém a locução "vão começar".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo