Para se conceituar uma substância como um veneno, o mais im...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: PC-RJ Prova: FGV - 2021 - PC-RJ - Perito Legista |
Q1861656 Medicina Legal
Para se conceituar uma substância como um veneno, o mais importante é ter a ação:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é A.

Para entender melhor o tema da questão, é importante saber que, na toxicologia, um veneno é definido como qualquer substância que pode causar dano ao organismo quando administrada em pequenas quantidades. Este conceito é fundamental para identificar substâncias venenosas e compreender sua ação no corpo humano.

A - lesiva intensa em dose baixa, na maioria das pessoas saudáveis: Esta é a resposta correta. O que caracteriza um veneno é precisamente sua capacidade de causar danos significativos mesmo em doses muito baixas. Isso significa que uma pequena quantidade da substância é suficiente para produzir uma lesão grave ou até a morte na maioria das pessoas saudáveis.

B - da dose letal muito próxima da ação da dose tóxica: Esta alternativa está errada porque a proximidade entre a dose letal e a dose tóxica não define um veneno. Embora seja um conceito relevante em toxicologia, ele se refere mais à margem de segurança de uma substância do que à definição de veneno.

C - semelhante na mesma dose, tanto em pessoas saudáveis como nos doentes: Essa opção está incorreta porque a ação de uma substância não precisa ser semelhante em diferentes grupos populacionais para ser considerada um veneno. A definição de veneno se baseia mais na dosagem e na intensidade dos efeitos adversos.

D - paradoxal em dose semelhante, em alguns grupos de pessoas: Esta alternativa está errada porque efeitos paradoxais (reações opostas ao esperado) podem ocorrer com várias substâncias, mas não definem especificamente um veneno. A definição de veneno considera a intensidade dos efeitos em doses baixas.

E - tóxica dependente da quantidade absorvida pelo indivíduo: Esta opção está incorreta porque a toxicidade dependente da quantidade absorvida é um aspecto geral de qualquer substância tóxica, não especificamente de venenos. O ponto chave em venenos é a gravidade dos efeitos em doses muito baixas.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer o conceito de veneno dentro da toxicologia e como responder adequadamente a este tipo de questão em concursos públicos. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Causalidade Médico-Legal do Dano é o capítulo da Medicina Legal que estuda as energias que, ao ofenderem a integridade física ou a saúde (tanto no aspecto anatômico quanto no fisiológico ou mental), geram lesões corporais e morte.

As energias produtoras desse dano são de sete ordens: mecânica, física, química, físico-química, bioquímica, biodinâmica e mista.

As energias químicas, por sua vez, estudam todas as substâncias que, por ação física, química ou biológica, são capazes de, entrando em reação com os tecidos vivos, causar danos à vida ou à saúde.

Tais energias podem agir de forma externa (cáusticos) ou interna (venenos).

“Um veneno é uma substância que, quando introduzida no organismo em quantidades relativamente pequenas e agindo quimicamente, é capaz de produzir lesões graves à saúde, no caso do indivíduo comum e no gozo de relativa saúde”.

“Um veneno é uma substância que, quando introduzida no organismo em quantidades relativamente pequenas e agindo quimicamente, é capaz de produzir lesões graves à saúde, no caso do indivíduo comum e no gozo de relativa saúde”.

FONTE: MEGE

Gaba: A) lesiva intensa em dose baixa, na maioria das pessoas saudáveis;

Veneno = ação interna, deve haver uma porta de entrada para o veneno no organismo, absorção do veneno. Pode ser inalado, aspirado, injetado.

Qualquer substância que, por sua natureza, em dose relativamente pequena, quando ingerida ou introduzida no organismo, tem, como efeito habitual, em pessoas sadias, provocar o desequilíbrio das funções orgânicas ou desorganizar os tecidos, acarretando grave perturbação da saúde ou a morte. (Heitor Vasconcellos, citado por Hygino).

GAB: "C" ✅

"lesiva intensa em dose baixa, na maioria das pessoas saudáveis" Não precisa ser um gênio pra acertar esse tipo de questão. O bom senso ajuda!

#EuSouAUniversal ✍⚡

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo