Em 1884, o bacteriologista dinamarquês Hans Christian Gram d...
Em 1884, o bacteriologista dinamarquês Hans Christian Gram desenvolveu uma importante técnica, a coloração de Gram. Esse procedimento de coloração classifica as bactérias em dois grandes grupos: gram-positivas e gram-negativas. Para a microbiologia médica, a reação de Gram de uma bactéria pode fornecer informações valiosas para o tratamento da doença. Por exemplo, as bactérias gram-positivas tendem a ser mortas mais facilmente por penicilinas e cefalosporinas, enquanto que as gram-negativas geralmente são mais resistentes.
Sobre esse importante procedimento de coloração diferencial, amplamente utilizado em microbiologia, analise os seguintes afirmações:
I. As células gram-positivas, após o procedimento de coloração, retêm o corante e permanecem com a cor púrpura (ou roxo), e as células gram-negativas não retêm o corante, ficando incolores até serem contracoradas com um corante vermelho.
II. As arquibactérias geralmente não podem ser coradas pelo gram, mas aparentam ser gram-negativas por não possuírem uma parede celular ou ter paredes incomuns.
III. As bactérias gram-negativas têm paredes celulares mais simples, com uma quantidade relativamente grande de peptideoglicano.
IV. As bactérias gram-negativas têm menos peptideoglicano e são estruturalmente mais complexas, com uma membrana mais externa que contém lipopolissacarídeos.
V. O método de coloração de gram pode ser utilizado para identificar/classificar todos os procariotos do domínio Bacteria, uma vez que estes possuem parede celular típica.
Estão corretas apenas as afirmativas