A respeito de newsmaking, assinale a alternativa correta
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
letra d
... O segundo fator que, operativamente, determina a importância de um acontecimento é a sua capacidade de influir ou de incidir no interesse do país. Assimilável a este fator é o valor/notícia que Galtung e Ruge denominam “significatividade”. Para ser noticiável, o acontecimento deve ser significativo, isto é, “susceptível de ser interpretado no contexto cultural do ouvinte ou do leitor” (Galtung – Ruge, 1965, 117): a sua relevância quanto ao sistema de valores ideológicos e aos interesses do país em questão, determina a importância de um acontecimento.
fonte: https://estudanteocioso.wordpress.com/tag/newsmaking/
A teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina. A Teoria do Newsmaking se opõe a Teoria do Espelho, ao rejeitar que as notícias não são reflexos da realidade, e defende que o jornalismo é uma construção da realidade.
A Teoria do Newsmaking está ligada diretamente à noticiabilidade, aos valores-notícia, aos constrangimentos organizacionais, à construção da audiência e às rotinas de produção da notícia em si mesma. A perspectiva da teoria do newsmaking é construtivista e rejeita a teoria do espelho, pois segundo ela, a realidade não é refletida, mas construída pelas técnicas redacionais e o ambiente com todos os elementos adequados à elaboração e à produção das notícias.
As notícias correspondem à realidade, mas são construídas e, por isso, carregam a marca do newsmaking que enfatiza o caráter convencional das notícias admitindo que elas informam e têm referência na realidade. Mas, a lógica interna das redações influencia no processo de construção da realidade.
A Teoria do Newsmaking é aquela cujo âmbito jornalístico encontra-se na produção própria da notícia. Nesse sentido, diz Pena, a imprensa não reflete a realidade, mas a ajuda construir.
Os valores/notícia derivam de pressupostos implícitos ou de considerações relativas:
a. às características substantivas das notícias; ao seu conteúdo; ( articulam-se, essencialmente, em dois fatores: a importância e o interesse da notícia )
b. à disponibilidade do material e aos critérios relativos ao produto informativo; ( diz respeito à disponibilidade de materiais e às características específicas do produto informativo. )
c. ao público;
d. à concorrência.
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Editora Presença, 2006
fonte: https://estudanteocioso.wordpress.com/tag/newsmaking/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo