Assinale a alternativa em que há aposto explicativo.
Volta e meia, a sociedade chama seus membros para participar. Participar de uma missa, de um torneio esportivo, de uma campanha de aquisição de agasalhos, etc. Participação, essa é a palavra de ordem. Porém será que já paramos para pensar nessa tal participação?
Interessante reparar, antes de mais nada, que o ato de participar nunca é feito sozinho; não é um ato isolado de alguém que não tem companhia, mas algo que fazemos com os outros.
O solidário, que está sempre disposto a participar, porta-se desta maneira: está em comunhão; vive ansioso pelo encontro; faz questão de trocar suas experiências de vida com os outros. Sabe muito bem que viver é acima de tudo con-viver. O solidário é companheiro; você já pensou sobre o significado dessa palavra? Ela vem do latim, cum-panere, e significa algo mais ou menos como “aqueles que comem juntos o pão da vida”. Logo, o companheiro, o solidário, é aquele que divide sua vida com os outros, aquele para quem a vida não é apenas uma co-existência com os outros, mas uma verdadeira convivência, um viver com os outros. [...]
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra C
Estamos procurando um aposto que é termo acessório da oração que refere-se a outro anterior, mas não o caracteriza então tem valor substantivo não adjetivo o aposto explicativo explica o termo anterior e vem com vírgula obrigatória como nessa assertiva explica o que é a participação.
Assertiva C
aposto explicativo.= “Participação, essa é a palavra de ordem.”
GABARITO - C
TIPOS DE APOSTO:
Aposto enumerativo: É aquele utilizado para enumerar dados relacionados ao termo anterior.
Aposto especificativo: É aquele que especifica um lugar. Pode ser utilizado sem vírgulas.
Aposto distributivo: É aquele que distribui as informações de termos separadamente. Geralmente utilizado com ponto e vírgula.
Aposto oracional: É o aposto que possui um verbo.
Aposto recapitulativo (resumidor): É o aposto que recapitula toda a oração.
Aposto comparativo: É o aposto que compara. Geralmente entre vírgulas.
[GABARITO: LETRA C]
APOSTO - é o termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal, acrescentando-lhe uma nova informação. Em regra, vem demarcado na oração através dos sinais de pontuação (vírgula, dois-pontos ou travessão).
Porém, em alguns casos especificativos, poderá vir solto na oração, não demarcado por pontuação.
O aposto se classifica de acordo com a relação estabelecida com o termo ao qual se refere. Essa classificação é autoexplicativa. Algumas classificações: explicativo, enumerativo, resumidor, comparativo, distributivo, aposto da oração, especificativo etc.
*Aposto especificativo individualiza um substantivo de sentido genérico. Como não aparece demarcado por nenhum sinal de pontuação, pode ser confundido com o adjunto adnominal.
Ex: Os vinhos de Pernambuco ganham cada vez mais apreciadores.
A expressão “de Pernambuco” é uma locução adjetiva e qualifica o substantivo vinhos, exercendo função de adjunto adnominal. Pode-se dizer que “Os vinhos pernambucanos ganham cada vez mais apreciadores”.
Ex: A atriz Fernanda Montenegro foi premiada com o Emmy Internacional.
Agora, o termo Fernanda Montenegro é um aposto especificativo, já que individualiza o substantivo genérico atriz, inclusive pode substituí-lo na frase.
Ao contrário do exemplo anterior, poderíamos suprimir “A atriz” e apenas dizer “Fernanda Montenegro foi premiada...”. Isso é possível porque a expressão Fernanda Montenegro, na qualidade de aposto especificativo, equivale ao termo ao qual se refere.
OBS: O aposto de oração difere de todos os outros, uma vez que a referência é estabelecida em relação a toda uma oração, e não a um termo especifico.
FONTE: PORTUGUÊS PARA CONCURSOS - GRAMATICA ESQUEMATIZADA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E QUESTÕES COMENTADAS.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo