A expressão que introduz o texto é classificada como
Volta e meia, a sociedade chama seus membros para participar. Participar de uma missa, de um torneio esportivo, de uma campanha de aquisição de agasalhos, etc. Participação, essa é a palavra de ordem. Porém será que já paramos para pensar nessa tal participação?
Interessante reparar, antes de mais nada, que o ato de participar nunca é feito sozinho; não é um ato isolado de alguém que não tem companhia, mas algo que fazemos com os outros.
O solidário, que está sempre disposto a participar, porta-se desta maneira: está em comunhão; vive ansioso pelo encontro; faz questão de trocar suas experiências de vida com os outros. Sabe muito bem que viver é acima de tudo con-viver. O solidário é companheiro; você já pensou sobre o significado dessa palavra? Ela vem do latim, cum-panere, e significa algo mais ou menos como “aqueles que comem juntos o pão da vida”. Logo, o companheiro, o solidário, é aquele que divide sua vida com os outros, aquele para quem a vida não é apenas uma co-existência com os outros, mas uma verdadeira convivência, um viver com os outros. [...]
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (19)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E - locução adverbial.
Vamos entender por que essa alternativa é a correta, bem como as razões pelas quais as outras alternativas estão incorretas.
Uma locução adverbial é um conjunto de palavras que, juntas, desempenham a função de um advérbio, modificando um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Normalmente, essas locuções são formadas por uma preposição seguida de um substantivo. No caso da expressão que introduz o texto, "Volta e meia", ela atua como um advérbio de tempo, indicando frequência. Portanto, trata-se de uma locução adverbial.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - locução adjetiva: Uma locução adjetiva é um conjunto de palavras que, juntas, exercem a função de um adjetivo, modificando um substantivo. Por exemplo: "de leite" em "doce de leite". No caso da expressão "Volta e meia", ela não modifica nenhum substantivo, logo, não pode ser classificada como locução adjetiva.
B - locução sinonímica: Não existe uma classificação específica na gramática para "locução sinonímica". Esse termo não é comumente usado em análises morfológicas, e sua presença aqui pode ser uma pegadinha. Portanto, essa alternativa está incorreta.
C - locução prepositiva: Uma locução prepositiva é um conjunto de palavras que, juntas, funcionam como uma preposição, conectando termos na oração. Exemplos incluem "através de" e "perto de". A expressão "Volta e meia" não desempenha essa função de conexão, por isso não pode ser considerada uma locução prepositiva.
D - locução conjuntiva: Locuções conjuntivas são conjuntos de palavras que, juntas, desempenham a função de uma conjunção, conectando orações ou termos de mesma função sintática. Exemplos são: "desde que" e "a fim de que". A expressão "Volta e meia" não conecta orações ou termos, logo não pode ser classificada como uma locução conjuntiva.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab E , locução adverbial
Volta e meia, idéia de constantemente, frequentemente, ou seja o modo.
Alguém poderia me ajudar? fiquei com dúvida em outra coisa no começo do texto:
" Volta e meia, a sociedade chama seus membros para participar ( poderia ser participarem em vez de "participar"?)
sei que nada tem a ver com a questão, mas é que fiquei com dúvidas e não encontrei nada a respeito.
Assertiva E
Volta e meia,(...) locução adverbial.
Eu interpretei como Locução adverbial de tempo:
Volta e meia = De vez em quando = As vezes
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo