A atividade de projeto é uma desvantagem do processo XP, pel...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q65103 Engenharia de Software
Julgue os itens a seguir, relativos a modelos ágeis de processo.

A atividade de projeto é uma desvantagem do processo XP, pelo fato de requerer uma quantidade de produtos de trabalho considerada excessiva pela comunidade de desenvolvimento de software.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra E - Errado.

Para entender o motivo, é importante conhecer os princípios do Extreme Programming (XP), que é uma metodologia ágil focada em melhorar a qualidade do software e a capacidade de resposta às mudanças nas demandas do cliente. Diferente do que o item sugere, XP valoriza a simplicidade no design e prioriza a comunicação e feedback constante entre os desenvolvedores e clientes acima da geração de extensa documentação.

No XP, a atividade de projeto, ou design, não é vista como uma desvantagem. Na verdade, o XP promove um design incremental e refatoração contínua do código, com o objetivo de manter a simplicidade e melhorar a qualidade. Essa abordagem é conhecida como "Design Simples" ou "Simple Design", e encoraja os desenvolvedores a criar apenas o design necessário para atender às necessidades atuais, sem tentar antecipar necessidades futuras - que poderiam levar a um design superdimensionado e complexo.

O item da questão erra ao afirmar que o projeto de XP requer "uma quantidade de produtos de trabalho considerada excessiva pela comunidade de desenvolvimento de software." Pelo contrário, a comunidade que pratica desenvolvimento ágil, e em particular XP, tende a evitar a criação de artefatos desnecessários. O XP incentiva a criação de código de alta qualidade com testes automatizados e refatoração, além de uma documentação que é just in time e suficiente para as necessidades do projeto, em vez de criar documentação excessiva ou artefatos de baixo valor.

Portanto, a afirmativa apresentada no item está incorreta, pois não reflete corretamente as práticas e valores do Extreme Programming no que diz respeito à atividade de projeto e à quantidade de produtos de trabalho gerados.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

o XP segue rigorosamente o principio KIS ( Keep it  simple - mantenha a simplicidade).

 O XP encoraja o uso de cartões CRC ( class-Responsibility-Colaborator) que identifica e organizam as classes orientadas a objetos., que são relevantes para o incremento do software atual. OS  cartões CRC são o único produto de trabalho do projeto que é realizado como parte do projeto XP.

pressamn, 6º edição. pág. 64

Prática do XP: Projeto simples - O código está, a qualquer momento, na forma mais simples que passe todos os testes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo