Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1846294 Administração Geral
Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal, apresentando os diversos setores, suas posições e respectivas interdependências, via hierárquica, itinerário de comunicações, vinculação e subordinação. O tipo de organograma mais completo e usual, que permite melhor entendimento dos componentes da estrutura, tais como a responsabilidade e a autoridade, proporcionando uma visualização clara da departamentalização de uma empresa e o seu nível hierárquico é o
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Estrutura Organizacional, sendo mais especificamente cobrado o organograma estrutural.

Diante disso, vamos a uma breve explicação.

Primeiramente, é imperioso ressaltar que a estrutura organizacional está relacionada com a função organização do processo administrativo.

Chiavenato (2018) versa que “a estrutura organizacional é a maneira pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas". (Chiavenato, 2018, pág. 505.)

Neste contexto, tem-se o estabelecimento de modo formal da estrutura organizacional pode ser visualizada por meio de organograma, sendo assim, a representação gráfica da estrutura organizacional.

O organograma representa os grupamentos de unidades/departamentos e os conecta com linhas cheias ou linhas tracejadas, sendo possível representar verticalmente as conexões de autoridade e horizontalmente as conexões de coordenação.

Ademais, é por meio do organograma que todos os indivíduos envolvidos reconhecem a sua posição hierárquica e suas responsabilidades. Existem vários tipos de organogramas que se diferenciam de acordo com a estrutura organizacional, os quais podem apresentar maior ou menor riqueza de detalhes.

Os organogramas mais comuns são: Estrutural, Circular ou Setorial, Radial ou Solar, Informativo e Linear de Responsabilidade.

Nesta esteira, conforme exposto por Araújo (2001), a técnica de elaboração de organograma indicada para organizações tradicionais, as quais representam a maioria das organizações, é conhecida como organograma estrutural.

Para facilitar o entendimento, apresentamos a imagem a seguir que demonstra um exemplo de organograma estrutural, a qual foi retirada da prova CEBRASPE (CESPE) - Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFF) / Administração / 2018.


Ante o exposto, a alternativa correta é a letra E, uma vez que o tipo de organograma mais completo e usual, que permite melhor entendimento dos componentes da estrutura, tais como a responsabilidade e a autoridade, proporcionando uma visualização clara da departamentalização de uma empresa e o seu nível hierárquico é o organograma estrutural.


Fontes:

CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos / Idalberto Chiavenato. – 5ª ed. – Barueri [SP]: Manole, 2018.

ARAÚJO, L. C. G. de. Organização & Métodos: São Paulo, Atlas, 1994, pág. 171.


Gabarito do Professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB. E

Achei ser letra C, mas a diferença do ''LINEAR'' para o ''ESTRUTURAL'' é que o LINEAR não tem como foco principal o grau hierárquico, mas sim as diferentes atividades.

Pelas IMAGENS no Google dá pra ver a diferença entre eles.

FONTE: BLOG WOLI

organograma estrutural é o método utilizado para documentar a hierarquia de cargos dentro de uma organização. Nele estão descritas as funções necessárias para dar conta das demandas de uma empresa, assim como as relações de poder entre seus profissionais.

O organograma linear não se prende à apresentação da linha hierárquica na empresa. Esse modelo tem por objetivo demonstrar as relações entre as diversas atividades da organização, apresentando os responsáveis por cada uma delas.

O organograma estrutural é o método utilizado para documentar a hierarquia dos cargos  dentro de uma organização. Nele estão descritas as funções necessárias para dar conta das demandas de uma empresa, assim como as relações de poder entre seus profissionais.

linear---- relações entre as atividades e os responsáveis por elas

estrutural ------ relações de poder, hierarquia dos cargos

Tipos de Organogramas - Existem diversos tipos e modelos gráficos de organogramas, pois não existe uma padronização formal. O que se segue são regras e técnicas que auxiliam a construção mais correta, de acordo com a organização/estrutura analisada. Os organogramas mais comuns são

ESTRUTURAL (e) - No organograma Estrutural a responsabilidade e a autoridade são claras. É o tipo de organograma mais completo e usual, o qual permite melhor entendimento dos componentes da estrutura principalmente a departamentalização de uma Pode ser Vertical ou Horizontal

Vertical (também chamado de clássico), é mais usado para representar claramente a hierarquia na empresa; (mais níveis).

Horizontal, também é criado com base na hierarquia da empresa, mas tem essa característica amenizada pelo fato do cargo mais baixo na hierarquia não estar numa posição abaixo dos outros (associado a coordenação entre as unidades), mas ao lado (menos níveis).

CIRCULAR OU SETORIAL (a) - São elaborados por meio de círculos concêntricos, os quais representam os diversos níveis de autoridade a partir do círculo central, onde se localiza a autoridade maior da empresa.

RADIAL ou SOLAR (b) - O seu objetivo é mostrar o macro sistema das empresas componentes de um grande grupo empresarial.

LINEAR DE RESPONSABILIDADE (c) - Possui um diferencial em relação aos demais organogramas pois sua preocupação não é representar o posicionamento hierárquico, mas, sim, o inter-relacionamento entre as diversas atividades e os responsáveis por cada uma delas.

INFORMATIVO (d) - Apresenta um máximo de informações de diversas naturezas relacionadas com cada unidade organizacional da empresa e não necessariamente as funções.

Gabarito: e) estrutural

Fonte: https://www.canaleducacao.tv/images/slides/40160_6534e1cda774520b94fe5ac286a64dbc.pdf

Ênfases do Organograma

1) LINEAR = relações entre as diversas atividades da organização

2) ESTRUTURAL = responsabilidade e a autoridade

3) Vertical ou Clássico: representar hierarquia

4) Horizontal: também baseado na hierarquia, mas mostra cargos de mesmo nível em posição lateral

5) CIRCULAR/SETORIAL: círculos concêntricos, os quais representam os diversos níveis de autoridade a partir do círculo central (de maior hierarquia)

6) RADIAL/SOLAR: mostrar o macro sistema das empresas componentes de um grande grupo empresarial.

7) LINEAR DE RESPONSABILIDADE: não visa à demonstração da hierarquia, mas, sim, o inter-relacionamento entre as diversas atividades e os responsáveis por cada uma delas. (Sempre que falar em linear = atividade)

8) INFORMATIVO (d) - Apresenta um máximo de informações de diversas naturezas relacionadas com cada unidade organizacional da empresa e não necessariamente as funções.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo