Os conselhos de enfermagem possuem a competência de fiscaliz...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1123749 Enfermagem

Os conselhos de enfermagem possuem a competência de fiscalizar as atividades profissionais, justificada pela natureza de direito público do Conselho.


Representa uma conduta proibida ao profissional de enfermagem:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E, que diz respeito à proibição de receber vantagens além do que é devido, como forma de garantir assistência diferenciada ou benefícios. Isso é uma conduta explicitamente vedada no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, pois implica em favorecimento e quebra da isonomia no atendimento, ferindo os princípios éticos de justiça e igualdade.

Analisando as alternativas incorretas:

A. Assegurar a prática profissional mediante consentimento prévio é uma conduta exigida pela legislação, respeitando o direito do paciente à autonomia e confirmação dos procedimentos que serão realizados. Essa prática está em conformidade com o princípio da autonomia do paciente.

B. Cumprir prescrição à distância em casos de urgência e emergência não é explicitamente proibido, especialmente quando as condições não permitem outra alternativa, desde que se respeitem os protocolos de segurança. A prática pode ser aceitável em contextos específicos e circunstâncias excepcionais.

C. Resguardar os preceitos éticos nos meios de comunicação e publicidade é uma conduta necessária e esperada dos profissionais de Enfermagem, visando proteger a imagem profissional e a confidencialidade dos pacientes, além de evitar a divulgação de informações inadequadas.

D. Fundamentar relações no direito, prudência, respeito, solidariedade e diversidade é uma prática ética e recomendada. Este princípio reforça a conduta ética e respeitosa esperada dos profissionais na interação com colegas, pacientes e a comunidade.

Portanto, a alternativa E é a única que representa uma conduta proibida, pois implica em corrupção e favorecimento, indo contra os princípios éticos fundamentais da Enfermagem.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Proibição:

Art. 94. da resolução cofen nº 564/2017: Apropriar-se de dinheiro, valor, bem móvel ou imóvel, público ou particular, que esteja sob sua responsabilidade em razão de cargo ou exercício profissional, bem como desviá-lo em proveito próprio ou de outrem.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo