A causa mais comum de peritonite em cães é deiscência de fe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q835323 Veterinária

A causa mais comum de peritonite em cães é deiscência de feridas cirúrgicas gastrointestinais; já em gatos, a perfuração ou abcesso de processos neoplásicos são os mais frequentes. Dadas as afirmativas referentes à peritonite,


I. No diagnóstico de peritonite, recomenda-se análise citológica e cultura do líquido obtido por abdominocentese ou lavagem peritoneal de diagnóstico, sendo preferível amostras provenientes de abdominocentese.

II. O tratamento dos animais com peritonite deve incluir estabilização, administração de agentes antimicrobianos apropriados, correção do problema subjacente e drenagem da cavidade abdominal, conforme necessário.

III. Peritonite está presente se o fluido do lavado contém mais de 1.000 (inflamação leve a moderada) a 2.000 (peritonite marcada) glóbulos brancos / mL de fluido com presença de células degeneradas ou bactérias.

IV. Parâmetros bioquímicos utilizados para avaliar a presença de peritonite séptica são a concentração de glicose e lactato do fluido abdominal, sendo a concentração de glicose superior à glicemia, e a concentração de lactato, inferior à sérica.


verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas