O Programa Nacional de Imunizações é orientado por normas e...
O Programa Nacional de Imunizações é orientado por normas estabelecidas nacionalmente. Acerca desse assunto é correto afirmar que
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa A:
"Sobras diárias de imunobiológicos considerados infectantes, como produtos compostos por microrganismos vivos atenuados, constituem material biológico infectante e, por isso, devem receber tratamento prévio antes de serem desprezados."
- Correto. Sobras de vacinas, especialmente aquelas que contêm microrganismos vivos atenuados, como a vacina contra sarampo, rubéola e caxumba (MMR), devem ser tratadas como material biológico infectante e, portanto, devem ser descartadas de maneira adequada, de acordo com as normas de segurança e controle de infecção. Elas podem requerer tratamento prévio, como a desinfecção, antes do descarte.
Alternativa B:
"Não se devem utilizar caixas térmicas na sala de vacinação, sendo necessário guardar os imunobiológicos sempre refrigerados, em geladeira, à temperatura recomendada."
- Incorreto. O PNI recomenda o uso de caixas térmicas nas salas de vacinação, especialmente para o transporte de vacinas dentro da unidade e em campanhas de vacinação. Essas caixas térmicas são usadas para manter a temperatura ideal das vacinas fora da geladeira quando necessário. Portanto, as vacinas não precisam estar sempre dentro da geladeira, mas devem ser mantidas dentro das temperaturas recomendadas, o que pode ser feito com caixas térmicas adequadas.
Alternativa C:
"A vacina BCG deve ser aplicada por via intradérmica, com a utilização de agulhas finas e longas e, na anti-sepsia do local de aplicação da vacina deve-se utilizar uma bola de algodão embebida em álcool."
- Incorreto. A vacina BCG deve ser aplicada por via intradérmica, mas a anti-sepsia do local de aplicação deve ser feita com álcool 70%, não com uma bola de algodão. A utilização de álcool a 70% é recomendada para a desinfecção da pele antes da aplicação da vacina.
Alternativa D:
"A criança infectada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) não poderá receber nenhuma das vacinas previstas no esquema básico de vacinação."
- Incorreto. Crianças infectadas pelo HIV podem receber a maioria das vacinas do esquema básico, com algumas precauções, dependendo do estágio da infecção e da imunossupressão. As vacinas contra doenças como sarampo, rubéola, caxumba e hepatite B, por exemplo, são indicadas para crianças com HIV. No entanto, vacinas com vírus vivos atenuados, como a vacina contra a varicela e o sarampo, devem ser administradas com cautela em crianças imunocomprometidas, dependendo da gravidade da infecção pelo HIV.
Resposta correta:
Alternativa A.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo