Em seguida, propõem-se paráfrases do segundo período do últi...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Primeiramente, eis a frase original: "Limitam a possibilidade de sairmos dos impasses que nos tolhem e aprisionam nessa estranha modernidade em que o atraso e os problemas do passado se tornam o seu tempero folclórico". Agora, a paráfrase correta: "Limitam a possibilidade de o Brasil sair dos impasses que o tolhem e o aprisionam nessa estranha modernidade cujo tempero folclórico se forma do atraso e dos problemas do passado".
Segundo, perceba que os verbos "tolher" e "aprisionar" são transitivos diretos (tolher/aprisionar algo ou alguém). Logo, os pronomes para esses tipos de verbos são os seguintes: o(s) e a(s). Se fossem verbos transitivos indiretos, seu(s) pronome(s) seria(m) "lhe(s)". Como se trata de apenas um objeto direto em questão ("o Brasil"), o pronome correto é o "o". Assim, de cara, já dá para matar as alternativas A, C e E.
Por fim, não pode ser a letra B porque o "onde" é um advérbio de lugar; só que, na assertiva, ele está referindo-se a "nessa estranha modernidade", que não designa lugar, e sim um aspecto de tempo.
Gabarito: D.
[ ]s
Gills Lopes, você é fera no português.Parabéns!
As questões de português dessa banca estão bem difíceis pra mim...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo