A hiponatremia é uma alteração metabólica caracterizada pela...
A hiponatremia é uma alteração metabólica caracterizada pela baixa concentração de sódio no sangue em relação ao volume de água no organismo. Ela ocorre em decorrência do desequilíbrio no complexo sistema fisioquímico, que regula a absorção e excreção de água e sódio no nosso corpo.
Alguns medicamentos e doenças, como tumores e insuficiências cardíaca, hepática e renal, também podem desencadear ou piorar o problema. Confusão mental, propensão a quedas, convulsões, déficit de coordenação e alteração de comportamento, quadros comuns em idosos, podem estar relacionados com a doença.
Segundo a médica geriatra do Einstein, uma pessoa saudável apresenta nível estável de sódio no plasma sanguíneo entre 135 a 145 mEq/L (miliequivalentes por litro). Abaixo desse limite, configura-se quadro de hiponatremia, detectável por meio de exame de sangue.
(Adaptado de Albert Einstein. Sociedade Beneficente Israelita Brasileira. Hiponatremia. Disponível em: <https://www.einstein.br/doencas-sintomas/hiponatremia>. Acesso em: 10 de nove. de 2017.)
No começo de 2007, uma mulher de 28 anos de idade, na Califórnia, morreu após participar de um concurso de uma rádio para ver quem conseguia tomar mais água. Após ingerir seis litros em apenas três horas na competição, cujo prêmio era um videogame, Jennifer Strange vomitou, foi para casa com uma terrível dor de cabeça e morreu de “ intoxicação por água ”.
Um estudo de 2005, do New England Journal of Medicine, revelou que cerca de um sexto dos maratonistas desenvolvem algum grau de hiponatremia, ou diluição do sangue, que acontece quando se bebe água demais.
(Disponível em:<https://www2.uol.com.br/sciam/noticias/agua_demais _pode_fazer_ mal_e_ate_matar.html>. Acesso em: 10 de nov. de 2017.)
Relacionando as causas e efeitos da hiponatremia, de acordo com os trechos, às características dos transportes via membrana, considera-se correta a seguinte afirmação: