A primeira frase é composta por duas proposições lógicas sim...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2008
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
STF
Prova:
CESPE - 2008 - STF - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação |
Q19879
Raciocínio Lógico
Texto associado
Filho meu, ouve minhas palavras e atenta para meu conselho.
A resposta branda acalma o coração irado.
O orgulho e a vaidade são as portas de entrada da ruína do homem.
Se o filho é honesto então o pai é exemplo de integridade.
Tendo como referência as quatro frases acima, julgue o itens seguintes.
A resposta branda acalma o coração irado.
O orgulho e a vaidade são as portas de entrada da ruína do homem.
Se o filho é honesto então o pai é exemplo de integridade.
Tendo como referência as quatro frases acima, julgue o itens seguintes.
A primeira frase é composta por duas proposições lógicas simples unidas pelo conectivo de conjunção.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Olha, eu etendo que está errado pq é uma frase imperativa e essas não constituem proposições. É assim: "ouve tu" e "atenta tu" (imperativo). Simples né, mas eu errei.Abraço!Sucesso a todos.
Também errei por falta de atenção. MAS A RESPOSTA É TAO ÓBVIA QUE DEPOIS QUE EU MARQUEI EU VI O ERRO. Vamos lá? Proposição é uma sentença sobre a qual podemos julgar ter valor lógico verdadeiro ou falso. Existem algumas sentenças que não podem julgadas. São elas:sentenças exclamativas: “Caramba!” ; “Feliz aniversário!”sentenças interrogativas: “como é o seu nome?” ; “o jogo foi de quanto?”sentenças imperativas: “Estude mais.” ; “Leia aquele livro”.A frase em questão é uma imperativa: "Ouve minhas palavras" e "Atenta para meu conselho" . Penso que a maioria que errou foi por falta de antenção. ASSIM COMO EU e nosso colega anterior. rsrsrsflw galera
Não concordo com vocês. Eu vi o seguinte:(Se) Filho meu, (então) ouve minhas palavras (e) atenta para meu conselho.- Há três proposições;- Há dois conectivos.\o/
Anderson, sinceramente, você está se confundindo. Não existe condicional nessa expressão não. Imagine que essa expressão se trata de um pai falando com seu filho. O pai simplesmente diz para ele ouvir suas palavras e atentar para os seus conselhos. A parte do " Filho meu ", não é a parte do "se" em uma condicional, ela é apenas um vocativo, que tem a função de especificar para quem o pai está se dirigindo ao falar, entendeu? Em outras palavras, já de cara não é proposição por se tratar de um pedido, uma sentença imperativa. E como eu mostrei não é sentença condicional, motivo de sua dúvida. Espero ter ajudado!
Resumindo, só é proposição se for frase do tipo DECLARATIVA.João é Brasileiro.Sentenças Abertas também nao são proposição.x + 4 = 10.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo