No sistema Linux, um servidor de arquivos NFS (Networ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q492501 Sistemas Operacionais
No sistema Linux, um servidor de arquivos NFS (Network File System) tem a característica de permitir estender seu sistema para a conexão de sistemas de arquivos entre outros computadores na sua estrutura de diretórios local. Com um servidor NFS, tem-se a facilidade de compartilhamento de grandes quantidades de dados entre os vários usuários e também computadores em uma organização. Por vezes, o compartilhamento de arquivos e/ou dados se torna importante para o andamento da organização, pois permite que vários usuários tenham acesso a dados e/ou arquivos necessários para a continuidade dos negócios. Para que um diretório do sistema Linux seja disponibilizado para outros sistemas, é preciso exportar esse diretório. Essa exportação é feita em caráter permanente, adicionando informações acerca do diretório exportado a um arquivo. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta esse arquivo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A - /etc/exports

Para entender o motivo pelo qual a alternativa A é a correta, vamos falar um pouco sobre o NFS (Network File System). O NFS é um protocolo que permite compartilhar diretórios e arquivos em uma rede, fazendo com que os sistemas conectados possam acessar os dados como se estivessem localmente armazenados. Ele é amplamente usado em ambientes Linux para promover essa facilidade de compartilhamento entre os sistemas.

Quando configuramos um servidor NFS, precisamos especificar quais diretórios estarão disponíveis para os clientes na rede e quais serão as permissões de acesso. Essas configurações são feitas no arquivo /etc/exports. Este arquivo é fundamental porque contém as informações necessárias para que o serviço NFS saiba o que compartilhar e como.

Dentro do arquivo /etc/exports, podemos definir não apenas o diretório a ser compartilhado, mas também as opções de montagem, como permissões de leitura e escrita, restrições de acesso por endereço de rede, entre outras configurações avançadas. Após a edição deste arquivo, é comum reiniciar o serviço NFS ou recarregar as configurações para que as mudanças tenham efeito.

As demais alternativas apresentadas não correspondem ao arquivo padrão usado para a configuração de exportação de diretórios no NFS. Em sistemas Linux, a localização padrão de arquivos de configuração do sistema normalmente é sob o diretório /etc/, o que mais uma vez reforça que a alternativa A é a correta.

Por isso, ao preparar-se para questões sobre NFS em concursos, lembre-se da importância do arquivo /etc/exports e de que ele é utilizado para definir as configurações de compartilhamento de diretórios através do protocolo NFS em sistemas Linux.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

/etc/exports: Contém os locais (diretórios) que estão sendo exportados para clientes NFS.

:

Fonte: Linux Fundamentos, Prática & Certificação LPI

Autor: Adilson Rodrigues Bonan




Letra A Correta - /etc/exports  

fonte: http://web.mit.edu/rhel-doc/3/rhel-sag-pt_br-3/s1-nfs-export.html

Na /etc se encontram a maioria dos arquivos de configuração do Linux.

A pergunta parecia difícil até ler as alternativas. Configuração é /etc e só a alternativa A seguia esse padrão;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo