No final do excerto, a argumentação posta em discurso diret...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3056374 Português
Texto 1


Até os meus 50 anos, escutei inúmeras vezes os seguintes "elogios": "Você não parece a idade que tem. Você está ótima para a sua idade. Você parece uma menina. Não acredito que você tem 50 anos". Adorava quando os mais mentirosos diziam que eu parecia ter 38 anos. Quanto mais mentiam, mais eu gostava. Até que, quando fiz 50 anos, levei dois tapas na cara e parei de achar que eram elogios. O primeiro foi de um aluno "sincerão". Quando perguntei para ele, aos 50, quantos anos ele achava que eu tinha, ele respondeu: "53". Como assim, 53? Logo em seguida fui para a Alemanha apresentar minhas pesquisas "O corpo como capital na cultura brasileira". Após minha palestra na Universidade Livre de Berlim, uma feminista alemã me questionou sobre a supervalorização da juventude. "Não consigo entender a lógica de você gostar quando dizem que você parece ter menos idade. Uma mulher de 50 não é mais madura, interessante e experiente do que uma de 38? Por que você acha bom pensarem que você é menos do que realmente é?


Disponível em:
<https://www1.folha.uol.com.br/colunas/miriangoldenberg/2024/08/asaparencias-enganam-voce-parece-mais-jovem-e-elogio.shtml>. Acesso em: 14
ago. 2024. [Adaptado].
No final do excerto, a argumentação posta em discurso direto apresenta-se pela primazia de uma sequência textual
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A

Parte final do excerto

"uma feminista alemã me questionou sobre a supervalorização da juventude. "Não consigo entender a lógica de você gostar quando dizem que você parece ter menos idade. Uma mulher de 50 não é mais madura, interessante e experiente do que uma de 38? Por que você acha bom pensarem que você é menos do que realmente é?"

A sequência dialogal é marcada pela fala entre personagens dentro de um texto.

  • O texto é artigo de opinião, que é argumentativo na sua própria essência, esse é um dos motivos de não ser narrativo.

https://www.youtube.com/watch?v=ZdxOVGdv114 - - - - 45.07

Complementando sobre esse assuntos.

Tipos e gêneros textuais são duas categorias diferentes de classificação textual. Entenda a diferença entre tipos e gêneros textuais.

Os tipos textuais são modelos abrangentes e fixos que definem e distinguem a estrutura e os aspectos linguísticos de uma narração, descrição, dissertação e explicação. Podem ser entendidos como a base dos gêneros textuais.

Tipos textuais

Texto narrativo

Texto descritivo

Texto dissertativo expositivo

Texto dissertativo argumentativo

Texto explicativo injuntivo

Texto explicativo prescritivo.

Fonte: www.normaculta.com.br

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo