Assinale a proposição INCORRETA quanto à análise do emprego ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: IESES Órgão: CRA-SC Prova: IESES - 2013 - CRA-SC - Advogado |
Q316559 Português
Assinale a proposição INCORRETA quanto à análise do emprego da vírgula:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a letra "A" está errada porque o uso da vírgula antes do pronome relativo "que" neste caso é proibido, seria permitido o uso da vírgula antes de "que" caso fosse para separar uma oração subordinada adjetiva explicativa
Complementando o comentário do colega acima: A letra "A" está errada porque não existe "Oração COORDENADA adjetiva restritiva".

A letra "A" está errada porque se trata de uma Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.

Há dois erros na afirmação, um que não é oração coordenada e sim subordinada e outro que não é Restritiva e sim Explicativa. Se não houvesse a vírgula antes do "que", ai sim seria uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.


Olá!

Complementando, oração subordinada restritiva é aquela ligeira, ou seja, sem vírgula e direta. O que não caracteriza a oração posta na alternativa a,  o que fez a mesma ser considerada  incorreta!

 

Classificação das Orações Subordinadas Adjetivas

Na relação que estabelecem com o termo que caracterizam, as orações subordinadas adjetivas podem atuar de duas maneiras diferentes. Há aquelas que restringem ou especificam o sentido do termo a que se referem, individualizando-o. Nessas orações não há marcação de pausa, sendo chamadas subordinadas adjetivas restritivas. Existem também orações que realçam um detalhe ou amplificam dados sobre o antecedente, que já se encontra suficientemente definido, as quais denominam-se subordinadas adjetivas explicativas.

Exemplo 1:

Jamais teria chegado aqui,  não fosse a gentileza de um homem que passava naquele momento.
Oração Subordinada Adjetiva Restritiva

Nesse período, observe que a oração  em desta que restringe e particulariza o sentido da palavra "homem": trata-se de um homem específico, único. A oração limita o  universo de homens, isto é, não se refere a todos os homens, mas sim àquele que estava  passando naquele momento.

http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint36.php

 

Ótimos estudos!

 

A virgula na opção D é opcional em razão do "tradicionalmente" funcionar como adjunto adverbial curto, e se encontrar deslocado de sua posição na ordem direta da oração.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo