Com a Constituição Federal de 1988, as políticas sociais gan...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O controle social é um conceito fundamental para a compreensão das políticas sociais na Constituição Federal de 1988. Ele representa o acesso aos processos que informam as decisões políticas da sociedade, permitindo que a sociedade civil organizada participe ativamente na formulação e revisão das regras que gerenciam as negociações e arbitragens dos interesses em disputa. Além disso, envolve a fiscalização dessas decisões, conforme critérios que são acordados coletivamente.
Essa dinâmica é vital para a democratização das organizações, pois promove a inclusão da sociedade na gestão das políticas sociais, garantindo que as práticas adotadas sejam representativas e efetivas. Conforme apontado por Raichelis, o controle social é um dos pilares para uma gestão transparente e participativa.
Gabarito: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito B
Segundo Raichelis, com base no livro, Esfera pública e os conselhos de assistência social,:o controle social é um dos elementos constitutivos da estratégia política da esfera pública, e implica o acesso aos processos que informam decisões da sociedade política, que devem viabilizar a participação da sociedade civil organizada na formulação e na revisão das regras que conduzem as negociações e arbitragens sobre os interesses em jogo, além da fiscalização daquelas decisões, segundo critérios pactuados.
Também considerado como uma importante ferramenta de democratização das organizações, busca-se adotar uma série de práticas que efetivem a participação da sociedade na gestão. (GUIZARDI et al., 2004).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo