O caso-hipotético de um homem de 50 anos de idade que após ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico Psiquiatra |
Q1051373 Psiquiatria
O caso-hipotético de um homem de 50 anos de idade que após receber a notícia do falecimento de seu pai, começa a apresentar comportamento infantilizado, falando como se tivesse quatro anos de idade, comportando-se socialmente e brincando como fazia na sua infância, repetidamente perguntando quando o irmão mais velho (atualmente trabalhando em outro país) chegaria da escola e a mãe (falecida) do trabalho, exemplifica um quadro de alteração psicopatológica denominada:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre o caso hipotético de um homem que após receber uma notícia muito impactante, começa a apresentar um comportamento infantilizado. Esse comportamento remete a um quadro de alteração psicopatológica. Para resolver essa questão, é fundamental entender os conceitos de psicopatologia, principalmente os que envolvem memória e comportamento.

A alternativa correta é a D - Ecmnésia.

Ecmnésia é uma condição onde a pessoa revive o passado como se estivesse acontecendo no presente. É como se o indivíduo estivesse preso em uma época mais antiga de sua vida, revivendo-a de forma muito vívida, o que explica o comportamento infantilizado do homem na questão.

Agora, vamos analisar as outras alternativas e entender por que estão incorretas:

A - Paramnésia: refere-se a uma distorção da memória, onde fatos reais e imaginários se misturam. Não se trata de reviver o passado como realidade presente, como no caso descrito.

B - Alteração da consciência da atividade-do-eu: esta opção se refere a como o indivíduo percebe a si mesmo e suas ações, podendo envolver estados dissociativos. Não se aplica diretamente ao comportamento infantilizado observado no caso.

C - Criptomnésia: é um fenômeno em que a pessoa acredita que uma lembrança é uma ideia nova ou original. Não há reviver de comportamentos passados neste caso.

E - Disprosexia: refere-se a dificuldades na capacidade de se concentrar ou focar a atenção. Não tem relação direta com revivência de comportamentos ou memórias passadas.

Compreender essas diferenças é essencial para resolver questões de psicopatologia em concursos. Ao identificar os sintomas e comportamentos descritos, podemos associá-los corretamente ao termo técnico adequado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo