Para o assistente social é fundamental compreender o context...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta letra B: analisar o movimento histórico da sociedade, apreendendo as particularidades do desenvolvimento do capitalismo, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade.
O cenário atual com a idolatria da moeda, o fetiche do mercado e do consumo, o “culto” ao individualismo, a lógica do mercado financeiro, reforça o desafio dos assistentes sociais em manter seu caminho pautado pelos valores e princípios éticos e políticos que iluminaram suas ações durante as últimas décadas. Percebe-se que o profissional de hoje precisa se requalificar, ter visão crítica da realidade, por meio de uma atitude reflexiva, analítica, investigativa e propositiva frente à realidade. Exige-se um profissional ousado, atento e disposto a apropriar-se e a decifrar novas propostas de trabalho apresentadas ao Serviço Social.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A formação profissional deve viabilizar uma capacitação teórico metodológica e ético-política, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas, com vistas à apreensão crítica dos processos sociais numa perspectiva de totalidade;
Análise do movimento histórico da sociedade brasileira, apreendendo as particularidades do desenvolvimento do capitalismo no país;
Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade; Identificação das demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, considerando as novas articulações entre o público e o privado.
http://www.cfess.org.br/arquivos/legislacao_diretrizes.pdf
Para o assistente social é fundamental compreender o contexto sócio-histórico em que se situa sua intervenção profissional. Assim, é necessário ter competência para
A- apreender de forma técnica e acrítica os processos sociais de produção e reprodução das relações sociais numa perspectiva de parcialidade.
O assistente social deve apreender o contexto sócio-histórico de forma CRITICA.
B- analisar o movimento histórico da sociedade, apreendendo as particularidades do desenvolvimento do capitalismo, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade.
C- compreender o significado social da profissão e seu desenvolvimento sócio-histórico, no cenário internacional e nacional, reafirmando seu caráter interventivo no fortalecimento do poder hegemônico da sociedade capitalista.
Errado. O assistente social está em favor da mudança da ordem societária e não do fortalecimento do poder hegemônico na sociedade capitalista.
D- analisar as causas que levam alguns grupos e movimentos sociais a adotarem determinados comportamentos radicais e assim estabelecer estratégias profissionais que efetivamente contribuam para alterar tais atitudes e corroborem para a integração social dos sujeitos.
Errado. A ideia não é integrar e sim, compreender as particularidades do processo. Ainda ressalto que um dos principios do projeto ético-político da profissão é"Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais
que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos trabalhadores;"
E-identificar as demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento das mazelas sociais promovendo, dessa forma, a harmonia social e as articulações necessárias, com ênfase no campo privado, face às necessidades da ampliação da responsabilidade social.
Errado. O projeto ético-político da profissão fala que o "posicionamento em favor da equidade e justiça social" o que não significa promover harmonia social, ao contrário, pois na sociedade capitalista a justiça social é alcançada por meio da luta e da organização dos trabalhadores.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo