A erupção dos dentes é a fase final de uma série completa de...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: A questão discute a erupção e retenção de dentes, especificamente os dentes retidos, e as considerações cirúrgicas para a sua remoção. Os conhecimentos necessários incluem etiopatogênese da retenção dentária, avaliação da dificuldade de exodontia e técnicas anestésicas.
Alternativa correta: D - A descrição da técnica de anestesia por bloqueio regional mencionada na alternativa D é incorreta. O erro está na referência à técnica descrita por Boris Lewitt em 1924, que não é encontrada em fontes confiáveis como sendo a primeira descrição dessa técnica. Além disso, a explicação não está conforme os métodos atualmente reconhecidos nas práticas clínicas.
Análise das alternativas incorretas:
A - Etiopatogênese - Fatores locais: Esta alternativa descreve corretamente os fatores locais que podem levar à retenção dentária, como remoção de dentes decíduos e falta de espaço.
B - Etiopatogênese - Fatores sistêmicos: Corretamente lista condições sistêmicas associadas à retenção dentária, como osteopetrose e displasia cleidocraniana.
C - Avaliação da dificuldade de exodontia: Apresenta corretamente os fatores que indicam dificuldade na remoção de terceiros molares inferiores retidos, incluindo retensão profunda e raiz divergente.
E - Retalho mucoperióstico: Esta alternativa está correta ao descrever a importância do retalho mucoperióstico na remoção de dentes retidos e as considerações para sua escolha.
Em resumo, a alternativa D é a única incorreta devido a informações imprecisas sobre a técnica anestésica mencionada. As demais alternativas apresentam informações corretas e pertinentes sobre a retenção dentária e suas implicações clínicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A anestesia por bloqueio regional dos nervos alveolar inferior, lingual e bucal, indicada para procedimentos em mandíbula tem, na técnica direta descrita pela primeira vez por BORIS LEWITT em 1924, o instrumental necessário, seringa Luer-look (agulha 30-6) ou Carpule com intermediário e agulha, longos; A seringa é colocada na altura dos pré-molares do lado oposto a ser anestesiado, e atravessado o músculo bucal, chega-se ao espaço ptérigo-maxilar do ramo ascendente da mandíbula. Nessa posição, aprofunda-se a agulha, e sua ponta tocará o osso; recua-se ligeiramente, injetando neste local a solução anestésica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo