A vinda da Família Real para o Brasil em 1808 cau- sou prof...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1748302 História

A vinda da Família Real para o Brasil em 1808 cau- sou profundas transformações no modo de vida da en- tão colônia portuguesa. As transformações que mais impactaram na vida dos habitantes foram a abertura dos portos e o Tratado de Comércio e Navegação de 1810, que previa taxas mais vantajosas para os comer- ciantes:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil em 1808 provocou transformações significativas na dinâmica econômica da colônia. Entre essas alterações, destacam-se a abertura dos portos e a assinatura do Tratado de Comércio e Navegação de 1810, que resultou em condições mais favoráveis para determinados grupos comerciais. Esse tratado, em particular, beneficiou os ingleses, pois estipulava taxas alfandegárias reduzidas para os produtos britânicos, consolidando assim a influência econômica do Reino Unido sobre a colônia portuguesa na América.

A alternativa correta, portanto, é a B - Ingleses, indicando que foram os comerciantes britânicos os maiores beneficiados pelo Tratado de Comércio e Navegação de 1810, conforme estabelecido pelas medidas que vieram com a transferência da corte portuguesa para o Brasil.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Antes da vinda ao Brasil, a colônia era obrigada a exportar suas mercadorias para Portugal, mas com a vinda da família Real, os portos foram abertos às nações amigas

... às nações amigas - Interprete Inglaterra ok!

Ingleses né.

Época em que os ingleses obrigavam aos seus confrades não aderir a políticas protecionistas em prol do "livre" comércio, embora o mesmo país foi protecionista nos dois séculos que se precederam a revolução industrial rsrsrs.

Gabarito B

Complemento...

"Logo ao chegar, durante sua breve estada na Bahia, Dom João Decretou a abertura dos portos do Brasil às nações amigas (28 de janeiro de 1808). Mesmo sabendo-se que naquele momento a expressão "nações amigas" era equivalente à Inglaterra, o ato punha fim a trezentos anos de sistema colonial [...] A Inglaterra foi a principal beneficiária da medida. O Rio de Janeiro se tornou o porto de entrada dos produtos manufaturados ingleses, com destino não só ao Brasil como ao rio Prata e à costa do Pacífico. Já em agosto de 1808, existia na cidade um importante núcleo de 150 a 200 comerciantes e agentes comerciais ingleses."

Fonte: Boris Fausto. História do Brasil - 12. ed. - Pg. 106.

Bons estudos!

Nações Amigas= Acordos com a Inglaterra desde o ciclo do Ouro com o Tratado de Methuen (1703). A Inglaterra oferecia suas manufaturas e Portugal oferecia seus vinhos. Durante essa época Portugal estava + interessado em encontrar metais preciosos e assim precisa da manufatura da Inglaterra.

O final já podemos imaginar: O consumo é maior de vinhos ou de panos ? PANOS. Assim Portugal fica com dividas além de incentivar o capitalismo internacional.

Por esse motivo, após o bloqueio continental feito por Napoleão Bonaparte, D. João vem para o Brasil além de instituir o Tratado de Livre comércio em 1810 beneficiando a Inglaterra.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo