Com relação ao ensaio de simples reconhecimento do solo – S...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q834685 Engenharia Civil

Com relação ao ensaio de simples reconhecimento do solo – Standard Penetration Test (SPT), assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.


( ) O ensaio é realizado a cada metro de profundidade, porém o amostrador-padrão "Raymond" possui apenas 60 cm de comprimento.

( ) Durante o ensaio, é possível obter os valores da resistência NSPT , ter a caracterização tátil visual do solo e medir o nível de água do terreno. Porém, não é possível coletar amostras em diferentes profundidades para medir a umidade natural do solo.

( ) A cravação do amostrador é realizada com sucessivas batidas de um martelo com 65 kg, que é lançado manualmente de uma altura de 100 cm.

( ) O valor da resistência NSPT é o número de golpes necessário para fazer o amostrador-padrão penetrar 300 mm, após uma cravação inicial de 150 mm.


A sequência correta é

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(V)O ensaio é realizado a cada metro de profundidade, porém o amostrador-padrão "Raymond" possui apenas 60 cm de comprimento.

(F) Durante o ensaio, é possível obter os valores da resistência NSPT , ter a caracterização tátil visual  do solo e medir o nível de água do terreno. Porém, não é possível coletar amostras em diferentes profundidades para medir a umidade natural do solo.

***É POSSIVEL COLETAR AMOSTRAS EM DIFERENTES PROFUNDIDADES.

(F) A cravação do amostrador é realizada com sucessivas batidas de um martelo com 65 kg, que é lançado manualmente de uma altura de 100 cm.

***A altura de queda é de 75 cm

(V) O valor da resistência NSPT é o número de golpes necessário para fazer o amostrador-padrão penetrar 300 mm, após uma cravação inicial de 150 mm

***Registro do nº de golpes para penetrar 45cm do amostrador em 3 conjuntos de 15cm.

***Resultado (Nspt) a cada metro: nº de golpes para cravar os últimos 30cm (índice de resistência à penetração)

.

 

 

A redação do último item me levou ao erro. Para mim, teria que explicitar que o resultado (Nspt) era o n° de golpes para cravar os ÚLTIMOS 30 cm.

 

"Conquistas sem riscos são sonhos sem méritos. A.G" 

Damião, Uma dúvida: 

Sobre a segunda assertiva, sei que é possível coletar amostra durante o ensáio, mas essa amostra deformada permite medir a umidade natural do solo? 

 

Sim é possível Lord, pois para obtenção da umidade não é necessário o corpo de prova Indeformado. A obtenção da umidade é feita na relação de Pesos (úmido e seco). Espero ter ajudado.

Obrigado pela resposta, Gustavo. Mas acho que formulei mal minha dúvida, pois a deformação certamente irá adensar (retirar a água e índice de vazíos) da amostra, logo essa umidade medida da amostra deformada não seria equivalente a umidade real do solo? 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo