Com relação ao projeto de fundações superficiais, associe a...
Com relação ao projeto de fundações superficiais, associe a nomenclatura apresentada na coluna à esquerda às descrições apresentadas na coluna à direita.
(1) Sapata
(2) Bloco
(3) Radier
(4) Viga de equilíbrio
( ) Elemento de fundação superficial, de concreto armado, isolado ou associado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim.
( ) Elemento de fundação superficial que abrange todos os pilares de uma estrutura, distribuindo os carregamentos.
( ) Elemento estrutural que recebe as cargas de um ou dois pilares (ou pontos de carga) e é dimensionado de modo a transmiti-las centradas às fundações.
A sequência correta é
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A diferença entre a fundação tipo bloco e tipo satapa. é que na tipo bloco é dimensiona para suporta APENAS esfoços de COMPRESSÃO já a tipo sapata é dimensionada para suporta esforços de TRAÇÃO (emprego de armadura) e COMPRESSÃO.
GABARITO: A
Opções a serem analisadas e filtradas em cada proposição:
(1) Sapata
(2) Bloco
(3) Radier
(4) Viga de equilíbrio
Analisando e filtrando cada proposição:
Elemento de fundação superficial [todos são, se esticada a definição do item 4], de concreto armado [elimina-se 2, sobra 1,3,4], isolado ou associado [só item 1 tem essa propriedade] (...)
Elemento de fundação superficial [todos são, se esticada a definição do item 4] que abrange todos os pilares [só pode ser radier, item 3] (...)
Elemento estrutural [definição do item 4, mas que não elimina nenhuma das outras, que assim podem ser entendidas] que recebe as cargas de um ou dois pilares (ou pontos de carga) [só o item 4 ou ele misturado ao item 1 - sapata com viga alavanca - têm essa característica. Assim, eliminam-se 2 e 3] e é dimensionado de modo a transmiti-las centradas às fundações [definitivamente item 4, visto que sapata com viga alavanca é uma fundação em si, sendo inadequada a referência de que esta é dimensionada de modo a transmitir as cargas centradas às fundações].
_________________________________________
não é que eu tenha algum prazer pessoal em retificar os demais ilustres contribuintes-comentaristas, mas apenas creio que contribuições inconsistentes podem levar à assentamento errôneo de conhecimento, assim como sê-lo-ia uma sapata isolada subdimensionada. Vamos lá:
@Damiao Wellington 18 de Setembro de 2017, às 18h48
"A diferença entre a fundação tipo bloco e tipo satapa. é que na tipo bloco é dimensiona para suporta APENAS esfoços de COMPRESSÃO já a tipo sapata é dimensionada para suporta esforços de TRAÇÃO (emprego de armadura) e COMPRESSÃO."
Quaaase, faltou um detalhe. Retificando:
A diferença entre a fundação tipo bloco e tipo satapa é que o bloco é dimensionado de forma que as tensões de tração e compressão sejam trabalhadas pelo próprio concreto, prescindindo de armadura, já a tipo sapata é um elemento de concreto armado cuja armadura - assim como em quase todo elemento de concreto armado - existe para resistir à tração.
A viga de equilíbrio ou viga alavancada geralmente é utilizada em pilares de divisa, eu diria que corresponde a grande parte de sua utilização, embora também possa ser utilizada nos casos em que há presença de obstáculos. De maneira geral, a locação dessas fundações próximas a divisas, bem como a presença de obstáculos, impede que o centro de carga do pilar coincida com o centro de gravidade da sapata (leia-se excentricidade, momento), utiliza-se então uma viga alavanca, ou de equilíbrio ligada a outro pilar. O objetivo dessa viga é receber essa carga excêntrica da estrutura e transferi-la centrada para a fundação, obtém-se assim, um esquema estrutural capaz de absorver o momento resultante da excentricidade decorrente de o pilar ficar excêntrico com a sapata.
Vale dizer: Também pode ser utilizada como solução para blocos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo