Qual o diagnóstico mais provável?

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3080460 Psiquiatria

O caso clínico hipotético contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Mulher, 84 anos, apresentou queda da própria altura com fratura de colo de fêmur. Foi encaminhada ao hospital geral sendo realizada a cirurgia para colocação de prótese. Sem intercorrências durante a cirurgia. Na internação para recuperação pós-operatória, ela inicia com quadro de confusão mental, inquietação, flutuação do nível de consciência, alteração do ciclo sono-vigília, alucinações visuais e auditivas, além de piora da agitação no fim da tarde. Faz uso de longa data de clonazepam e sertralina, sendo mantidas as medicações durante a internação do pós-operatório. 

Qual o diagnóstico mais provável?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão proposta, é fundamental compreender o quadro clínico apresentado no caso. A paciente idosa, de 84 anos, após uma cirurgia de fratura de fêmur, apresenta uma **série de sintomas** que incluem confusão mental, inquietação, flutuação do nível de consciência, alteração do ciclo sono-vigília e alucinações visuais e auditivas. Esses sintomas são exacerbados no fim da tarde.

Alternativa Correta: A - Delirium

A opção correta é delirium devido às características específicas dos sintomas apresentados pela paciente:

  • Confusão mental e flutuação do nível de consciência: O delirium é marcado por uma alteração aguda do estado mental, com flutuações ao longo do dia.
  • Alteração do ciclo sono-vigília: Pessoas com delirium frequentemente experimentam inversão do ciclo sono-vigília.
  • Alucinações visuais e auditivas: Sintomas psicóticos como esses podem ocorrer.
  • Piora da agitação no fim da tarde: Conhecido como "sundowning", esse fenômeno é comum no delirium.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

B - Esquizofrenia

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica crônica que envolve sintomas psicóticos, mas ela não se desenvolve subitamente em idosos de forma típica, e não está associada a alterações agudas no estado mental como no caso do delirium.

C - Demência não especificada

A demência envolve um declínio cognitivo progressivo e crônico, enquanto o quadro descrito é agudo e flutuante, caracterizando mais um delirium do que uma demência.

D - Agudização do quadro depressivo

A depressão pode causar sintomas como apatia e confusão em idosos, mas não explica a súbita alteração aguda e as flutuações diárias do caso, nem a presença de alucinações.

Compreender o quadro de delirium é essencial para o diagnóstico correto, especialmente em pacientes idosos pós-operatórios. Este estado confusional agudo é comum após cirurgias e requer atenção médica imediata para tratamento e prevenção de complicações.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo