Um modelo de processo de software é uma representação simpli...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Engenharia de software orientada a reúso.
A engenharia de software orientada a reúso é centrada no uso de componentes de software pré-existentes para desenvolver novos sistemas, o que a torna a escolha correta para a questão. Isso permite que os desenvolvedores economizem tempo e recursos, concentrando-se em integrar e adaptar componentes já desenvolvidos em vez de criar cada parte do sistema do zero. Este modelo é especialmente útil quando as aplicações são construídas a partir de uma coleção de módulos de software padronizados ou quando se integram funcionalidades de bibliotecas ou frameworks já consolidados.
O entendimento desse modelo é importante pois ele impacta diretamente na eficiência e velocidade do desenvolvimento de software, além de influenciar na gestão de dependências e manutenção do sistema ao longo do tempo. Assim, profissionais que buscam a aprovação em concursos na área de Engenharia de Software devem estar cientes das características e benefícios da Engenharia de software orientada a reúso, assim como as diferenças em relação a outros modelos, como o Desenvolvimento incremental, o Modelo em cascata, o Desenvolvimento ágil e a Engenharia de software híbrida.
Garanta a compreensão de que a alternativa B é correta ao reconhecer a definição do modelo de processo de software citado na questão, que está explicitamente definindo a prática de reutilização de componentes como um pilar central do processo de desenvolvimento de software.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Engenharia de Software Orientada a Reúso é um modelo de processo de software que se baseia na utilização de componentes ou partes de software que já foram desenvolvidos e testados anteriormente. Esse modelo enfatiza o reúso de componentes como uma abordagem eficiente para o desenvolvimento de sistemas.
Nesse modelo, em vez de desenvolver um sistema a partir do zero, o foco está na identificação e integração de componentes reutilizáveis para formar o sistema desejado. Os componentes podem ser bibliotecas de software, módulos, frameworks ou até mesmo sistemas completos que foram desenvolvidos e testados em projetos anteriores.
A Engenharia de Software Orientada a Reúso busca maximizar a produtividade e a qualidade do desenvolvimento de software, aproveitando soluções já existentes e comprovadas. Isso permite economizar tempo e esforço, reduzir erros e acelerar o processo de desenvolvimento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo