A Força Tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo denunciou...
A Força Tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo denunciou novamente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 26/11/2018. Com relação a este assunto, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
( ) Lula foi acusado pelo crime de lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido R$ 1 milhão para intermediar discussões entre o governo de Guiné Equatorial e o grupo brasileiro ARG para a instalação da empresa no país.
( ) Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Lula recebeu a quantia dissimulada em forma de uma doação da empresa ao Instituto Lula, entre setembro de 2011 e junho de 2014.
( ) Além de Lula, o MPF denunciou ainda o controlador do grupo ARG, Rodolfo Giannetti Geo, pelos crimes de tráfico de influência em transação comercial internacional e lavagem de dinheiro. Como Lula tem mais de 70 anos, o crime de tráfico de influência prescreveu em relação a ele.
( ) Para o MPF, não se trata de doação, mas pagamento de vantagem a Lula em virtude do ex-presidente do Brasil ter influenciado o presidente de outro país no exercício de sua função. Como a doação feita pela ARG seria um pagamento, o registro do valor como uma doação é ideologicamente falso e trata-se apenas de uma dissimulação da origem do dinheiro ilícito, e, portanto, configura crime de lavagem de dinheiro.
De acordo com notícia veiculada ao g1, assinale a
alternativa com a sequência CORRETA: