Em fevereiro de 2022, o mundo assistiu com apreensão a invas...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Ucrânia é área de interesse russo desde sempre. Além de seus solos extremamente férteis, que possibilitam uma produção de grãos bastante significativa, a península da Criméia , república autônoma mas que estava sob jurisdição da Ucrânia, é altamente estratégica para a Rússia. Na península há excelentes portos sendo que a ligação com o Mar Negro e, em seguida com o Mediterrâneo possibilita á frota mercante e de guerra dos russos acesso à aguas quentes.
Desde 2014 a Rússia anexou a Criméia, o que é contestado pela Ucrânia. Esta é uma das muitas razões de oposição e rivalidade entre russos e ucranianos, que não são novidades. Entre as alternativas uma indica mais uma importante razão para a guerra que se desenrola.
A) CORRETA – A entrada da Ucrânia na OTAN ( Organização do Tratado do Atlântico Norte) lhe dá uma possibilidade de defesa significativamente maior, por conta de alianças e acesso à armamento sofisticado, além de abrir chance para vantajosos acordos comerciais , tornado difíceis ou inviáveis os interesses russos na região, apesar de russos serem por volta de 60% da população na península.
B) INCORRETA – O bloqueio da exportação de alimentos da União Europeia para a Rússia aconteceu já por conta da agressão russa ao território ucraniano. Não é causa da guerra.
C) INCORRETA- A Ucrânia deve começar a fazer parte da União Europeia. Estava previsto para o ano de 2023
D) INCORRETA- Ao contrário do que se esperava, o governo ultra nacionalista da Hungria, que sempre rejeitou levas de imigrantes, declarou , logo no início da guerra, que a Hungria teria fronteiras abertas para ucranianos e de outras nacionalidades , mas legalmente habitantes da Ucrânia, fugidos da guerra.
RESPOSTA: A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: A
Uma das razões que reacendeu as tensões, desta vez, foi a crescente aproximação da Ucrânia com o Ocidente. Seja pelo interesse do governo local de entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ou mesmo na União Europeia (UE). A Otan é uma aliança militar, criada em 1949, formada por 30 nações. Dentre elas, grandes potências ocidentais como os Estados Unidos, a Alemanha, a França e o Reino Unido.
Outras nações que já fizeram parte do conglomerado soviético, como Lituânia, Letônia e Estônia, já se associaram à Otan e hoje são membros da aliança militar internacional. Como a Ucrânia é praticamente o território que separa a Rússia da União Europeia, os russos passaram a ver a proximidade como uma ameaça aos seus interesses políticos, comerciais e zonas de influência russa no Leste Europeu.
Desde 2008, quando a Otan começou a considerar a entrada da Ucrânia, as relações começaram a esquentar. De lá para cá, o presidente russo aponta que a expansão da Otan pelo Leste Europeu é uma ameaça existencial aos russos. Uma das demandas de Moscou para evitar o conflito que ocorre atualmente era uma garantia de que a Ucrânia jamais se tornaria um país-membro da Otan.
FONTE: www.opovo.com.br/noticias/politica/2022/02/24/entenda-os-motivos-que-levaram-a-russia-a-invadir-a-ucrania.html
Gabarito A
Entre as principais razões apontadas, estão: a expansão da Otan pelo Leste Europeu, a possibilidade de adesão da Ucrânia à aliança militar, a contestação ao direito da Ucrânia à soberania independente da Rússia e o desejo de Vladimir Putin de restabelecer a zona de influência da União Soviética.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60606340#:~:text=Entre%20as%20principais%20raz%C3%B5es%20apontadas,de%20influ%C3%AAncia%20da%20Uni%C3%A3o%20Sovi%C3%A9tica.
Agora sim uma pergunta de grande relevância sobre conhecimentos gerais e não essa palhaçada de Homem Aranha e indicações ao Oscar.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo