Serviços de entidade e utilitários, com maior potencial de r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q65105 Arquitetura de Software
Imagem 001.jpg

Com referência ao processo de negócio apresentado no fluxograma
acima, que deverá ser automatizado usando uma abordagem de
orientação por serviços, e aos princípios de orientação a serviços e
das boas práticas de adoção de arquitetura orientada a serviços
(SOA), julgue os itens que se seguem.

Serviços de entidade e utilitários, com maior potencial de reúso, não podem ser identificados a partir da análise orientada a serviços do processo de negócio.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em SOA, a lógica é dividida no serviço com a intenção de reuso, maximizando o valor dos ativos.
É justamente o contrário, análise orientada a serviço prega que serviços tem que ter baixo acoplamento, permitindo sua reutilização. Além do reuso, a adoção de uma arquitetura orientada a serviços facilita a adaptabilidade de sistemas, tornando-os altamente dinâmicos a medida que a substituição dos serviços são feitos de maneira transparente.

[]s e bons estudos
Marcelo.
Serviços de entidade e utilitários, com maior potencial de reúso, não podem ser identificados a partir da análise orientada a serviços do processo de negócio.
serviço de entidade: representa um serviço centralizado no negócio, que fundamenta o contexto e o limite funcional em uma ou mais entidades de negócios relacionadas.
serviço utilitário: no mundo da automação, nem sempre há necessidade de associar a lógica a um modelo ou processo de negócio. Pode ser altamente benéfico estabelecer deliberadamente um contexto funcional que não seja centrado no negócio. Serviços utilitários são também conhecidos como serviços de aplicativo, serviços de intraestrutura ou serviços de tecnologia. Resulta em uma camada distinta, orientada pela tecnologia.[1]

Destarte, conclui-se que serviços utilitários não são identificados a partir da análise do processo de negócio, já que ele é orientado pela tecnologia. Então o erro da questão é incluir os serviços de entidade neste grupo, visto que este está diretamente relacionado ao modelo de negócio.

[1] ERL, Thomas. SOA Princípios de design de serviços.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo