A agência de classificação de risco Fitch voltou a rebaixar ...
A agência de classificação de risco Fitch voltou a rebaixar a nota de crédito do Brasil, nesta quinta-feira (05.05). Foi o segundo rebaixamento da nota pela agência em seis meses. Com a decisão, a nota do Brasil pela Fitch se iguala à dada pelas outras duas grandes agências de classificação de risco, Moody’s e Standard and Poor’s: dois degraus abaixo do grau de investimento.
(G1. http://goo.gl/HqpW06, 05.05.2016. Adaptado)
Essa nova redução da nota de crédito foi justificada pela
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (23)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: A questão aborda o tema das agências de classificação de risco e sua influência sobre a economia de um país. Entender como essas agências funcionam e como suas avaliações afetam os mercados financeiros e a economia em geral é crucial para quem deseja ter um bom desempenho em concursos públicos que tratam de atualidades econômicas.
Resumo teórico: As agências de classificação de risco, como Fitch, Moody's e Standard & Poor's, são instituições que avaliam a capacidade de um país de honrar suas dívidas. As notas de crédito atribuídas por elas são um indicativo da confiança dos investidores na economia do país. Quando uma nota é rebaixada, significa que a agência considera que há um aumento no risco de que o país não consiga pagar suas obrigações financeiras. Esse rebaixamento pode ser motivado por fatores como recessão econômica, instabilidade política, entre outros.
Justificativa da alternativa correta (D): A alternativa correta é a letra D. Em 2016, o Brasil enfrentava um período de recessão econômica e um cenário político bastante conturbado, marcado por crises no governo e processos de impeachment. Esses fatores impactaram negativamente a confiança dos investidores, levando ao rebaixamento da nota de crédito do país. Portanto, a recessão da economia e a instabilidade política são justificativas diretas para a decisão da agência Fitch.
Análise das alternativas incorretas:
A: Embora a queda das exportações e uma crise partidária possam afetar a economia, não foram os fatores principais mencionados para o rebaixamento naquela conjuntura específica.
B: A valorização do real não é, por si só, um motivo para rebaixamento de nota de crédito. A divisão no Congresso reflete o cenário político, mas não foi o argumento central.
C: A alta da taxa Selic normalmente é uma medida para controlar a inflação, não um motivo direto para rebaixamento, e corrupção no Judiciário não foi apontada como uma causa específica para o rebaixamento da nota.
E: A deflação não foi um problema relevante para o Brasil em 2016, e o adiamento da eleição municipal não ocorreu, portanto, é uma afirmação incorreta.
Estratégias de interpretação: Ao analisar questões como esta, preste atenção aos contextos econômicos e políticos do período abordado. Identifique como eventos específicos influenciam a percepção de risco por parte das agências. Além disso, elimine alternativas que não têm relação direta com a problemática central descrita no enunciado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Recessão da economia e pelo cenário político.
GABARITO: D
A agência de classificação de risco Fitch voltou a rebaixar a nota de crédito do Brasil, nesta quinta-feira (5). A nota foi reduzida de BB+ para BB. Foi o segundo rebaixamento da nota pela agência em seis meses: em 16 dezembro, o rating do país já havia sido reduzido de BBB- para BB+, quando o país perdeu o grau de investimento pela agência.
Com a decisão, a nota do Brasil pela Fitch se iguala à dada pelas outras duas grandes agências de classificação de risco – dois degraus abaixo do grau de investimento. A agência também manteve a perspectiva negativa, indicando que novos rebaixamentos podem ser feitos.
Em nota, a Fitch afirma que a redução da nota do Brasil reflete a contração econômica mais profunda que a antecipada, o fracasso do governo em estabilizar as perspectivas para as finanças públicas e as incertezas políticas que prejudicam a confiança doméstica e reduzem a governabilidade, assim como a eficiência política.
Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/05/fitch-volta-rebaixar-nota-do-brasil.html
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo