A madeira é utilizada com múltiplas finalidades na construç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q834705 Engenharia Civil

A madeira é utilizada com múltiplas finalidades na construção civil brasileira.


Sobre esse material, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B de bola.

Poderia explicar ?

"ANATOMIA DA MADEIRA E CLASSIFICAÇÃO DAS ÁRVORES

As árvores para aplicações estruturais são classificadas em dois tipos quanto à sua anatomia: coníferas e dicotiledôneas.

 

As coníferas são chamadas de madeiras moles, pela sua menor resistência, menor densidade em comparação com as dicotiledôneas. Têm folhas perenes com formato de escamas ou agulhas; são típicas de regiões de clima frio. Os dois exemplos mais importantes desta categoria de madeira são o Pinho do Paraná e os Pinus. Os elementos anatômicos são os traqueídes e os raios medulares.

 

As dicotiledôneas são chamadas de madeiras duras pela sua maior resistência; têm maior densidade e aclimatam-se melhor em regiões de clima quente. Como exemplo temos praticamente todas as espécies de madeira da região amazônica. Podemos citar mais explicitamente as seguintes espécies: Peroba Rosa, Aroeira, os Eucaliptos (Citriodora, Tereticornis, Robusta, Saligna, Puntacta, etc.), Garapa, Canafístula, Ipê, Maçaranduba, Mogno, Pau Marfim, Faveiro, Angico, Jatobá, Maracatiara, Angelim Vermelho, etc. Os elementos anatômicos que compõem este tipo de madeira são os vasos, fibras e raios medulares.

 

A madeira é um material anisotrópico, ou seja, possui diferentes propriedades em relação aos diversos planos ou direções perpendiculares entre si. Não há simetria de propriedades em torno de qualquer eixo."

FONTE: 

Trabalho apresentado ao Prof. José Zacarias Rodrigues da Silva Junior, como parte integrante do 2º NI de Ciências dos Materiais e Materiais de construção I.

Dickson Lopes de Lima Junior Aleksandra Madeira Pires André Pinheiro de Moraes Egleson J. dos Santos Peixoto Carlos Alberto Oliveira Silva Jr.

BELÉM 2008

NBR 7190 - 6.3.5 Classes de resistêcia

Tabela 8 - Classe de resistência das coniferas

C20 - 20MPa  / C25 - 25MPa / C30 - 30MPa

Tabela 9 - Classe de resistência das dicotiledôneas

C20 - 20MPa  / C30 - 30MPa / C40 - 40MPa / C60 - 60MPa

 

 

Salvo engano meu, em nenhum ponto da NBR 7190:1997 é citado o ponto de saturação de referência como sendo 25%. Na Tabela 7 - Classes de umidade, são mostrados diferentes umidades de equilíbrio em função da classe de umidade do ambiente analisado. Portanto, a alternativa b também estaria incorreta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo