No que tange às funções essenciais à justiça, nos termos da ...
No que tange às funções essenciais à justiça, nos termos da Constituição Federal de 1988, julgue os próximos itens.
I A Advocacia-Geral da União representa a União apenas judicialmente, mas pode prestar atividade de consultoria ao Poder Executivo.
II É assegurada autonomia funcional e administrativa às Defensorias Públicas estaduais e do Distrito Federal.
III A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional representa a União na execução da dívida ativa de natureza tributária.
IV A defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis é competência do Ministério Público.
Estão certos apenas os itens
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (26)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Olá pessoal (GABARITO = LETRA E)
---------------------------------------------------------
I = Errado. CF 88, Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente[...]
(CESPE/ 2013/MS)
A Advocacia-Geral da União é a instituição que representa, judicial e extrajudicialmente, a União, cabendo-lhe as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.
(Certo)
---------------------------------------------------------
II = Certo. CF 88, Art. 134, § 2º Às Defensorias Públicas Estaduais são asseguradas autonomia funcional e administrativa [...]
(CESPE/ 2009/ DPE-ES)
No exercício da autonomia funcional, administrativa e orçamentária, as defensorias públicas submetem-se ao limite de gastos com pessoal estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
(Certo)
(CESPE/ 2010/MPU)
A CF assegura autonomia funcional, administrativa e financeira às defensorias públicas estaduais, por meio das quais o Estado cumpre o seu dever constitucional de garantir às pessoas desprovidas de recursos financeiros o acesso à justiça.
(Certo)
(CESPE/ 2013/TCU)
Diferentemente das defensorias públicas estaduais, a Defensoria Pública da União não dispõe de autonomia funcional e administrativa.
(Errado)
---------------------------------------------------------
III = Certo. CF 88, Art. 131, § 3º Na execução da dívida ativa de natureza tributária, a representação da União cabe à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, observado o disposto em lei.
(CESPE/ 2014/TJ-CE) A representação da União, na execução da dívida ativa de natureza tributária, cabe à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. (Certo).
(CESPE/ 2013/TJ-BA) A PGFN tem competência para realizar cobrança, judicial ou amigável, de créditos de natureza fiscal da União. (Certo).
---------------------------------------------------------
IV = Certo. Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
---------------------------------------------------------
Fé em Deus, não desista.
A primeira assertiva está errada. A Advocacia-Geral da União também representa a União extrajudicialmente.
A segunda assertiva está correta. As Defensorias Públicas (da União, dos Estados e do Distrito Federal) possuem autonomia funcional e administrativa.
A terceira assertiva está correta. Segundo o art. 131, § 3º, CF/88, “na execução da dívida ativa de natureza tributária, a representação da União cabe à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, observado o disposto em lei”.
A quarta assertiva está correta. Segundo o art. 127, CF/88, “o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”.
O gabarito é a letra E. ( Estratégia )
Contribuindo:
A Advocacia-Geral da União, à qual cabe, diretamente ou por meio de órgão vinculado, representar a União judicial e extrajudicialmente, bem como prestar as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo (CF, art. 131).
Note-se que são duas funções distintas. Pela primeira, a Advocacia-Geral da União representa, judicial e extrajudicialmente, a União, aqui englobando seus diversos órgãos, nos três Poderes da República( Executivo, Legislativo e Judiciário), e não só o Poder Executivo. Pela outra, cabe-lhe prestar consultoria e assessoramento jurídico ao Poder Executivo federal ( esta última atribuição, insista-se, só alcança o Poder Executivo federal).
FONTE: PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo Direito Constitucional Descomplicado. 15ª. edição. São Paulo: Método, 2016. p.698
Adendo:
CESPE/2016 Q710428 A Advocacia-Geral da União é a instituição competente para representar extrajudicialmente a União, o que inclui, por exemplo, a representação do ente central perante o Tribunal de Contas da União.
CESPE /2015 Q589606 Conforme o disposto na Constituição Federal de 1988 (CF), caso pretenda verificar o cumprimento das normas legais sobre a contratação decorrente de licitação para a aquisição de computadores para determinado ministério, o administrador deverá submeter o referido procedimento à Advocacia-Geral da União.
bons estudos
RESUMO AGU
# NÃO TEM AUTONOMIA
# REPRESENTA A UNIÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL
# CONSULTA E ASSESSORAMENTO JURÍDICO APENAS PARA O EXECUTIVO (CUIDADO)
#O CARGO É EQUIPARADO A MINISTRO; LIVRE NOMEAÇÃO PELO P.R
# NÃO É NECESSÁRIA A MANIFESTAÇÃO DO AGU EM ADC OU ADI POR OMISSÃO
# DEFENDE TEXTO DECLARADO INCONSTITUCIONAL
Fui por eliminação!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo