Sabe-se a importância do aprendizado de Teatro na escola e d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q186684 Artes Cênicas
Imagem 014.jpg

Sabe-se a importância do aprendizado de Teatro na escola e de suas contribuições para o desenvolvimento da autonomia, dentre outras funções. Essa passagem do jogo dramático ou jogo de faz de conta para o jogo teatral, que é gradativa, conforme a citação menciona, compara-se com a transformação do(da)
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra B - Também podemos chamar o jogo Simbólico de Faz de conta, está no campo do subjuntivo. 

Sabe-se a importância do aprendizado de Teatro na escola e de suas contribuições para o desenvolvimento da autonomia, dentre outras funções. Essa passagem do jogo dramático ou jogo de faz de conta para o jogo teatral, que é gradativa, conforme a citação menciona, compara-se com a transformação do(da)

B) jogo simbólico (subjetivo) em jogo de regras (socializado). [Gabarito]

O Lúdico e o Papel do Jogo na Aprendizagem Infantil (página2)

O PAPEL DO JOGO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

[...]

Jogos de Exercício Sensório motor - Caracterizam a etapa que vai do nascimento até o aparecimento da linguagem. Os exercícios sensórios motores constituem a forma inicial do jogo na criança (esses exercícios motores consistem na repetição de gestos e movimentos tais como: o bebê estica e encolhe os braços e pernas, agita mãos e dedos, toca objetos, produz ruídos e sons, etc.).

Salientamos que estes exercícios não são específicos dos dois primeiros anos de vida ou da fase de condutas pré-verbais, eles reaparecem em toda a infância e mesmo na fase adulta, "sempre que um novo poder ou uma nova capacidade são adquiridos" (PIAGET, 1971, p. 149).

Jogo Simbólico - Período compreendido entre os 2 a 6 anos, a tendência lúdica se manifesta, predominantemente, sob a forma do jogo simbólico, isto é, jogo de ficção, imaginação e imitação. Nesta categoria está incluída a metamorfose de objetos, por exemplo: um cabo de vassoura se transforma em um cavalo, uma caixa de fósforos em um carrinho, um caixote passa a ser um caminhão ou trenzinho, também ocorro o desempenho de papéis: brincar de mamãe e filho, professor e aluno, médico e paciente etc.

Nesse sentido, para Piaget (1969), o jogo simbólico é, simultaneamente, um modo de assimilação do real e um meio de auto expressão, pois à medida que a criança brinca de casinha, representando papéis de mamãe, papai e filho, ou brinca de escola, reproduzindo os papéis do professor e aluno, "ela está, ao mesmo tempo, criando novas cenas e também imitando situações reais por ela vivenciadas" (p. 29).

[...]

Jogos de Regras - A terceira forma de atividade lúdica a surgir é o jogo de regras, que inicia por volta dos 5 anos, mas se desenvolve principalmente na fase que vai dos 7 aos 12 anos, predominando durante toda a vida do indivíduo.

Os jogos de regras são combinações sensório-motoras (corridas, jogos com bolas) ou intelectuais (cartas, xadrez) em que há competição dos indivíduos (sem o que a regra seria inútil) e regulamentadas quer por um código transmitido de geração em geração, quer por acordos momentâneos. (PIAGET apud RAU, 2007, p. 75).

Link: https://www.pedagogia.com.br/artigos/o_ludico/?pagina=1

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo