Segundo Reppold, Noronha, D’Azevedo, Dias-Viana e Itimura (2...
Segundo Reppold, Noronha, D’Azevedo, Dias-Viana e Itimura (2023), qual das alternativas NÃO é uma força pessoal que corresponde à virtude coragem?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é Liderança, que não é uma força pessoal que corresponde à virtude coragem.
A questão aborda conceitos relacionados à psicologia positiva, em particular às virtudes e forças pessoais conforme discutido por Reppold, Noronha, D’Azevedo, Dias-Viana e Itimura. Essa abordagem está ligada ao estudo de características pessoais que contribuem para o florescimento humano e para a promoção do bem-estar.
Virtude da Coragem: No contexto da psicologia positiva, a coragem é uma das seis virtudes fundamentais, e engloba forças pessoais que auxiliam as pessoas a enfrentar desafios, ameaças e dificuldades. As forças que tradicionalmente se associam à coragem são:
A. Bravura: Refere-se à disposição de enfrentar o perigo ou a adversidade sem medo.
B. Persistência: Relaciona-se à determinação em continuar firmemente em uma ação ou caminho, apesar das dificuldades ou oposição.
C. Honestidade: Implica ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros, e agir de acordo com seus valores, mesmo quando desafiador.
E. Entusiasmo: Refere-se à energia e ao vigor que uma pessoa traz para a vida e suas atividades, enfrentando dificuldades com ânimo.
Agora, D. Liderança é uma força que, embora importante e valiosa, não é diretamente associada à virtude da coragem. Em vez disso, a liderança geralmente está mais ligada à virtude da justiça, que envolve guiar grupos e comunidades de forma ética e eficaz.
Portanto, a liderança não se encaixa no conjunto de forças que tipicamente compõem a virtude da coragem, justificando sua seleção como a alternativa correta nesta questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo