Os fundamentos teórico-metodológicos do trabalho social com ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - O acesso aos auxílios e serviços vinculados aos modos de vida das famílias.
Ao tratar do trabalho social com famílias sob a ótica dos referenciais teórico-metodológicos, é fundamental compreender como diferentes abordagens influenciam a prática profissional. O referencial positivista/funcionalista e sistêmico trouxe para o trabalho social uma visão em que a família é compreendida como um sistema, onde cada membro e sua função são peças fundamentais para o equilíbrio do todo.
O gabarito da questão é justificado pela ênfase que o referencial sistêmico coloca na interdependência entre os membros da família e a necessidade de compreender a família em seu contexto, valorizando os modos de vida e as particularidades de cada unidade familiar. Isso implica na concepção e no acesso aos serviços sociais de uma forma que esteja alinhada com as realidades específicas das famílias, respeitando suas singularidades, culturas, valores e necessidades.
Essa abordagem contrapõe-se a ações genéricas ou padronizadas, pois reconhece que cada família possui características únicas que devem influenciar a forma como os auxílios e serviços são disponibilizados. Assim, a alternativa correta reflete essa compreensão ao destacar a importância de conectar os auxílios e serviços de forma a serem mais efetivos e pertinentes aos modos de vida das famílias atendidas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito-> D
"Os assistentes sociais, sob a orientação positivista/funcionalista, aprimoraram os seus instrumentos e técnicas direcionados para o processo de averiguação e controle dos modos de vida das famílias, especialmente através de um forte processo de burocratização dos procedimentos e de regulamentação para a condução do atendimento às famílias" (MIOTO, 2010a, p.164).
fonte: MIOTO, R. C. T. Família, trabalho com famílias e Serviço Social. Serviço Social e Sociedade, Londrina, v.12, n.2, 2010a, p.163-164.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo