Bravo (1998), nas discussões sobre o Sistema Único de Saúde ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Assistente Social |
Q1050988 Serviço Social
Bravo (1998), nas discussões sobre o Sistema Único de Saúde e o Serviço Social, aponta que cabe a este, ações necessariamente articuladas com outros segmentos que defendem o aprofundamento do Sistema Único de Saúde (SUS), articulado ao projeto da reforma sanitária. Assim, pensar e realizar uma atuação competente e crítica do Serviço Social na área da saúde consiste em:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA E

A) Facilitar o acesso dos usuários que apresentem necessidade real de atendimento aos serviços de saúde da instituição e da rede de serviços e direitos sociais, bem como, de forma compromissada e criativa, não submeter a operacionalização de seu trabalho aos rearranjos propostos pelos governos, que descaracterizam a proposta original do SUS de direito, ou seja, ao conteúdo do projeto de Reforma Sanitária. ? é de TODOS (o acesso de todo e qualquer usuário aos serviços de saúde da instituição e da rede de serviços e direitos sociais).

B) Buscar a necessária atuação em equipe, tendo em vista a transdisciplinaridade da atenção em saúde; estimular a intra-setorialidade nos níveis de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo em vista realizar ações que fortaleçam a articulação entre as políticas de seguridade social, superando a fragmentação dos serviços e do atendimento às necessidades sociais. ? o correto é "interdisciplinaridade".

C) Construir com a categoria profissional, espaços nas unidades de saúde que garantam a participação popular e dos trabalhadores de saúde nas decisões a serem tomadas; elaborar e participar de projetos de educação profissional, buscar assessoria técnica e sistematizar o trabalho desenvolvido, bem como realizar investigações sobre temáticas relacionadas à saúde. ? o correto é: tentar construir e/ou efetivar, conjuntamente com outros trabalhadores da saúde, espaços nas unidades que garantam a participação popular e dos trabalhadores de saúde nas decisões a serem tomadas

D) Efetivar assessoria aos movimentos sociais e/ou aos conselhos estaduais, municipais e nacional de saúde, a fim de potencializar a participação dos sujeitos sociais contribuindo para o processo de democratização das políticas sociais, ampliando os canais de participação da população, na formulação, fiscalização, execução e gestão das políticas de saúde, visando ao aprofundamento dos direitos conquistados. ? o documento não especifica os conselhos.

E) Estar articulado e sintonizado ao movimento dos trabalhadores e de usuários que lutam pela real efetivação do SUS; conhecer as condições de vida e trabalho dos usuários, bem como os determinantes sociais que interferem no processo saúde-doença. ? correto.

? Referência: Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde, páginas 30 e 31.

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo