A visão segundo a qual o objetivo das políticas econômicas d...
itens subsequentes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para compreendermos os conceitos na teoria econômica, é importante diferenciar entre dois tipos de abordagens: economia positiva e economia normativa.
A economia positiva foca em analisar e descrever os fenômenos econômicos exatamente como eles são. Ela se baseia em fatos observáveis e tenta estabelecer relações de causa e efeito sem emitir juízos de valor ou recomendações. É a área da economia que busca entender o funcionamento da economia sem se preocupar com questões de justiça ou equidade.
Por outro lado, a economia normativa lida com o que deveria ser. Ela está preocupada com juízos de valor e com o que seria considerado ideal ou desejável numa sociedade. As políticas econômicas que visam otimizar o bem-estar dos cidadãos mais pobres e vulneráveis, como mencionado na questão, estão inseridas nessa categoria, já que expressam um objetivo valorativo e prescritivo.
Portanto, a afirmação de que a maximização do bem-estar dos cidadãos mais pobres e vulneráveis é um objetivo da economia positiva está incorreta. Trata-se, de fato, de uma preocupação da economia normativa, que avalia as condições econômicas com base em critérios de o que seria moralmente ou eticamente preferível.
Gabarito: E - Errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
preocupa com as afirmativas capazes de serem verificadas pelos fatos.
Fonte: 1 The MIT Dicitionary of Modern Economics, The MIT Press, 4ª edição, 1995. in
Economia Normativa, Positiva e o Real, 3/março/97. Márcio G. P. Garcia - Departamento de Economia – PUC-Rio
http://www.econ.puc-rio.br/Mgarcia/Artigos/Macrometrica/ecnorm.pdf
Este conceito é o de economia normativa: uma parte da economia dedicada à formulação de conceitos de bem-estar social e à utilização de ditos conceitos para avaliar políticas e mecanismos econômicos. (CRUSIS / WONNACOTT).
Economia positiva: estudo do objeto como ele é.
Economia normativa: estudo do objeto como ele deveria ser.
Na questão, quando é citado que o"objetivo das políticas econômicas deveria ser a...", já sabemos que se trata de economia normativa, e não positiva.
Portanto, questão errada.
A economia é uma ciência social e utiliza fundamentalmente uma análise positiva, que deve explicar os fatos da realidade. Os argumentos positivos não envolvem juízo de valor, e referem-se a proposições objetivas, tipo se “A”, então “B”. Por exemplo, se o preço da gasolina aumentar em relação a todos os outros preços, então a quantidade que as pessoas irão comprar de gasolina cairá. É uma análise do que é.
Desse ponto de vista, a economia se aproxima da física e da química, que são ciências consideradas virtualmente isentas de juízo de valor. Em economia, entretanto, defrontamo-nos com um problema diferente. Ela trata do comportamento de pessoas, e não de moléculas, como na química. Frequentemente nossos valores interferem na análise do fato econômico.
Nesse sentido, definimos, também, argumentos normativos, relativos a uma análise que contém, explícita ou implicitamente, juízo de valor sobre alguma medida econômica.
Por exemplo, na informação “o preço da gasolina não deve subir” expressamos uma opinião ou juízo de valor, ou seja, se é uma coisa boa ou má. É uma análise do que deveria ser. Supondo, por exemplo, que desejemos uma melhoria na distribuição de renda do país (argumento normativo). É um julgamento de valor e que acreditamos. O administrador de política econômica ( policymaker) dispõe de algumas opções para alcançar esse objetivo (aumentar salários, combater a inflação, criar empregos). A economia positiva ajudará a escolher o instrumento de política econômica mais adequado. Se a economia estiver próxima da plena capacidade de produção, aumento de salários, por encarecerem o custo de mão-de-obra, podem gerar desemprego; isso é o contrário do desejado quanto à melhoria na distribuição de renda. Esse é um argumento positivo, indicando que aumentos salariais, nessas circunstâncias, não constituem a política mais adequada.
Link: https://www.passeidireto.com/arquivo/3775001/economia-positiva-x-normativa--economia--x-areas-do-conhecimento-1
Economia normativa: explica a economia como ela deveria ser; faz previsões do cenário econômico; formula conceitos.
Economia positiva: mostra certo juízo de valor dos economistas, estuda a economia como ela é, mostra os fatos da realidade econômica.
Gabarito Errado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo