Acerca dos conceitos de hardware, do programa Microsoft Exce...
Acerca dos conceitos de hardware, do programa Microsoft Excel 2013 e do sistema operacional Windows 10, julgue o item.
A memória ROM é usada para armazenar informações
críticas do sistema, como, por exemplo, o BIOS (Basic
Input/Output System).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A memória ROM é um tipo de memória que permite apenas a leitura de dados e não a escrita, sendo usada para armazenar informações críticas do sistema, como o BIOS.
O BIOS é o Sistema Básico de Entrada e Saída, responsável por carregar as configurações básicas antes de inicializar o sistema operacional, verificando todos os componentes da máquina. A memória ROM fica gravada dentro de um chip e não pode ser alterada ou desinstalada, apenas atualizada ou modificada nas opções permitidas.
Gabarito do Professor: Certo
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB CORRETO) BIOS é um programa que fica armazenado em uma memória especial localizada na placa-mãe. Trata-se de um tipo de memória ROM.
Aí, você lembra que memória (ROM)
- > permite a gravação de dados uma única vez, não sendo possível apagar ou editar nenhuma informação, somente acessar a mesma.
CONTUDO Atualmente se utiliza:
- >> Flash-ROM (ou Flash-BIOS) que pode sofrer modificações, ou seja, atualizações, por um software especial desenvolvido geralmente pelo fabricante.
BOM ESTUDO!
GMF ...
Gabarito certo.
A memória ROM atua na inicialização do computador. Junto com a memória CMOS.
A memória CMOS tem uma 'lista'' de todos os componentes do computador.
A memória ROM, com a BIOS dentro, realiza o teste de inicialização (teste post). É um teste de energia, que liga todos os componentes. (tela preta de inicialização)
Gab: correto
- MEMÓRIA ROM (Ready Only Memory) E FIRMWARE
É uma memória somente leitura, fixa - permanente e não volátil. Ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas.
Ao ligar o computador é a primeira memória que entra em ação. É um circuito semicondutor (chip) que já vem de fábrica, com um conjunto de softwares responsável pela inicialização do sistema. Assim sendo, a ROM é responsável pelo carregamento do sistema operacional – BOOT.
* Dentro da memória rom vem um conjunto de programas já instalados desde o fabricante, que são os firmwares:
BIOS (Basic Input Output System): Sistema básico de entrada e saída, que é responsável por “ensinar” ao processador da máquina a operar com dispositivos básicos. – instruções que indicam o que fazer
SETUP (Configuração): É o programa responsável por alterar os parâmetros armazenados na memória de configuração (CMOS)
CMOS (Memória de Configuração): Todas as informações manipuladas e alteradas no setup são armazenadas única e exclusivamente na memória de configuração (CMOS) do micro.
POST (power on self test, autoteste): Programa responsável pelo autoteste, que é executado toda vez que ligamos o micro. O primeiro a ser testado é o processador, depois a placa de vídeo, em seguida a memória ram (apito), em quarto ele testa o teclado (n obrigatório) e por fim ele testa o HD – disco rígido.
BIOS= firmware pré-instalado em um chip de memória da placa-mãe (memória ROM)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo