Assinale a alternativa correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B: Olho de polvo e olho de cobra são órgãos análogos.
Para entender esta questão, é fundamental conhecer os conceitos de órgãos homólogos e órgãos análogos.
Órgãos homólogos são aqueles que têm a mesma origem evolutiva, apesar de poderem desempenhar funções diferentes. Um exemplo clássico é o braço humano e a asa de uma ave, que têm a mesma origem embriológica, mas funções distintas.
Órgãos análogos, por outro lado, são aqueles que desempenham funções semelhantes, mas têm origens evolutivas diferentes. Um exemplo é a asa de insetos e de aves, que servem para voar, mas não compartilham a mesma origem.
Vamos analisar cada alternativa:
A - Asa de ave e asa de borboleta são órgãos análogos, não homólogos. Elas desempenham a mesma função (voar), mas evoluíram de forma independente em linhas evolutivas distintas.
B - Olho de polvo e olho de cobra são órgãos análogos. Embora ambos sirvam para a visão, evoluíram de ancestrais diferentes e por isso possuem estruturas internas distintas, mas chegaram a soluções semelhantes em termos de função. Esta é a alternativa correta.
C - Asa de morcego e nadadeira de golfinhos são órgãos homólogos, não análogos. Ambos derivam de um membro anterior comum de vertebrados, mas se especializaram para funções diferentes.
D - Braço humano e tentáculos de polvo são completamente diferentes em termos de origem evolutiva e função, portanto, não são órgãos homólogos.
E - Perna humana e pata de cavalo são órgãos homólogos, não análogos, pois ambos derivam de um membro comum de mamíferos.
Compreender a diferença entre homologia e analogia é crucial para a biologia evolutiva, pois isso nos ajuda a entender a história evolutiva dos organismos e como diferentes formas de vida se adaptaram aos seus ambientes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resumindo: Órgãos análogos: Mesma função e diferente origem embrionária. Órgãos homólogos: Mesma função ou não e mesma origem embrionária
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo