Recém-nascido de 20 dias de vida comparece para consulta de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2067709 Medicina
Recém-nascido de 20 dias de vida comparece para consulta de puericultura. Em aleitamento materno exclusivo, com ganho de peso de 30g por dia, com icterícia ao exame físico, sem demais alterações. Cuidadora nega colúria ou acolia fecal.


Foram solicitados exames: Bilirrubina total 8mg/dL, Bilirrubina direta 0,5mg/dL e bilirrubina indireta de 7,5mg/dL, reticulócitos 1,5%, hemoglobina 12,5 e hematócrito 37%. Diante do exposto, assinale a alternativa com o diagnóstico mais provável. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O diagnóstico mais provável para o caso descrito é a icterícia do leite materno, que é uma condição benigna e autolimitada que ocorre em bebês alimentados exclusivamente com leite materno. Essa condição é causada pelo aumento da bilirrubina indireta no sangue do bebê, que é eliminada pelas fezes. A icterícia do leite materno geralmente aparece após o terceiro dia de vida e pode durar até 12 semanas, mas não causa danos ao bebê. Além disso, o bebê descrito tem ganho de peso adequado e não apresenta outras alterações significativas nos exames realizados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo