As seguintes características estão corretas para um modelo c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q52980 Engenharia de Software
Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos de orientação a objetos e UML.

As seguintes características estão corretas para um modelo construído com a UML: nos diagramas de componentes, há módulos de código representados por componentes; há diagramas de componentes onde dependências de compilação estão representadas por setas tracejadas entre componentes; nos diagramas de utilização (deployment), alguns nós representam unidades computacionais, outros representam dispositivos periféricos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

A questão solicita o julgamento de afirmações relativas à UML (Unified Modeling Language) e seus diagramas. Para resolvê-la, é necessário entender os seguintes diagramas da UML:

  • Diagramas de Componentes: Eles modelam a organização e as dependências entre os componentes de software. Estes componentes representam módulos de código ou blocos de construção do sistema.
  • Dependências de Compilação: As setas tracejadas representam dependências entre os componentes, indicando que um componente depende de outro para ser compilado ou executado.
  • Diagramas de Utilização (Deployment): Mostram a configuração física do hardware e como o software é distribuído entre os elementos do hardware. Nesses diagramas, nós podem representar dispositivos computacionais, como servidores, e dispositivos periféricos, como impressoras.

As descrições fornecidas na questão condizem com o uso padrão dos diagramas em questão:

  • A representação de módulos de código por componentes é uma das funções do diagrama de componentes.
  • As dependências de compilação podem ser representadas por setas tracejadas, como mencionado.
  • E nos diagramas de deployment, é comum que nós representem unidades computacionais ou dispositivos periféricos.

Desta forma, a alternativa correta é a C, porque a descrição fornecida está de acordo com as práticas padrão da UML para esses tipos de diagramas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO

O digrama de componentes descreve os componentes de software e suas dependências  entre si.Um componente é o produto da implementação de um conjunto de classes.O propósito de um componente é servir como um container de classes que estarão disponiveis  em um determinado nó da arquitetura física. Um componente é denotado na UML como um retângulo com uma elipse e dois retângulos menores do seu lado esquerdo. O nome do componente é descrito abaixo ou dentro do seu símbolo.A dependência entre componentes pode ser mostrada como uma linha tracejada com uma seta, simbolizando que um componente precisa do outro para possuir uma definição completa. 

Boa colega!

Acrescento que no diagrama de componentes há uma notação específica para CÓDIGO ( A questão fala sobre isso), e tanto o diagrama de COMPONENTES quanto o diagrama DE UTILIZAÇÃO modelam a parte FÍSICA  e ESTÁTICA de um sistema computacional.

Abraços

Diagramas de utilização? Nunca ouvi esse termo :/

c-

Todo componente pode ser substituído por uma classe, que implementa suas interfaces. Por isso é difícil separar um do outro. O Diagrama de Componentes documenta um componente, parte física e substituível em conformidade com interfaces (fornecidas e/ou requeridas). É reutilizável. Os diagramas de componentes capturam a estrutura física da implementação.
Objetivos
-Organizar o código-fonte
-Construir release executável
-Especificar componentes como base de dados etc.
-Conter componentes, interfaces e relações entre componentes.
--Os pacotes de componentes podem modelar arquitetura física.
-Identificar as principais partes do sistema.

 

Quem podem ser componentes do sistema?


Itens recorrentes no sistema: logging, parsers de XML, componentes de gestão de carrinhos de compra (shopping carts) etc.

Em UML um componente efetua as mesmas funcionalidades de uma classe:


-Generalização
- Associação com outros componentes ou classes
- Implementação de interfaces

Diagramas de Deployment

A linguagem UML prevê os assim chamados diagramas de deployment para representar uma estrutura física (normalmente de hardware), onde um conjunto de artefatos de software são instalados para compor uma configuração de um sistema.

Essa estrutura física é constituída por nós, conectados por vias de comunicação, criando uma rede de complexidade arbitrária. Nós são tipicamente definidos de maneira recursiva, podendo representar tanto dispositivos de hardware como ambientes de execução de software.

Fonte: https://www.dca.fee.unicamp.br/~gudwin/ftp/ea976/CompDepl.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo